Três em cada dez pacientes apresentam Síndrome do olho seco em THE

Doença muito comum no verão devido à baixa umidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta época do ano é comum aparecerem doenças oportunistas, próprias do período mais quente, conhecido por B-R-O-BRÓ, em Teresina, como: insolação,conjuntivite, micoses, dengue, desidratação e intoxicação e a síndrome do olho seco, que é o ressecamento dos olhos. Esta última doença, muito comum no verão devido à baixa umidade, consiste na deficiência do filme lacrimal ou lágrima.

A doença costuma atingir cerca de 15% a 20% de pessoas que procuram o consultório oftalmológico. A oftalmologista e especialista em plástica ocular, Patrícia Gomes Martins de Sousa, explica que pelo fato de a temperatura aumentar e a umidade baixar, a incidência de pacientes com o problema, tem aumento considerável, em seu consultório.

A médica costuma indicar o uso de umidificadores ou mesmo medidas simples, como o uso de toalhas molhadas no ambiente em que se quer melhorar a umidade do ar. “De um mês para cá, tem aumentado consideravelmente, o número de pessoas que procuram o consultório médico com a síndrome do olho seco. No meu consultório chego a receber aproximadamente três de cada dez pacientes, com a doença”, diz a médica.

Patrícia Gomes acrescenta que a incidência de pessoas com o problema é ainda maior entre as mulheres devido o componente hormonal, que contribui para o agravamento do problema. A oftalmologista orienta os pacientes a usarem óculos escuro se assim o preferirem, durante o dia, evitar ventilação forte como de arcondicionado e ventiladores, incidindo diretamente nos olhos. 

“A síndrome do olho seco é uma doença ocular relacionada à diminuição ou ausência da lubrificação ocular. As causas podem ser do próprio olho, que são as doenças reumatológicas, cicatriciais e distúrbios inflamatórios da pálpebra; e outra fatores externos, causados pela baixa umidade, por conta de uso de lentes de contato, uso de ar condicionado, diminuição da frequência do piscar e também devido ao uso de aparelhos eletrônicos”, enumera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES