Três rios no Piauí seguem em cota de alerta devido às chuvas, diz CPRM

O aviso é para as cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia, que estão com os rios Marathaoan, Longá e Parnaíba, respectivamente, em cota de alerta

Três rios no Piauí estão em cota de alerta devido às chuvas, diz CPRM | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três rios localizados na região Norte do Piauí estão em cota de alerta devido às chuvas na região, é o que informa o boletim do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), divulgado na tarde deste sábado (9). O órgão monitora o nível dos rios na Bacia do Parnaíba.

O aviso é para as cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia, que estão com os rios Marathaoan, Longá e Parnaíba, respectivamente, em cota de alerta.

Dessa forma, segue a solicitação para que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto a necessidade de ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Rio Marataoan em Barras - Imagem ilustrativa

Em Esperantina o nível atualmente é de 6,56 m, 16 cm acima da cota de alerta (6,40 m), portanto em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas apresentar estabilização do nível e atingir valores em torno de 6,57 m, 17 cm acima da cota de alerta.

Em Barras o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,91 m, 29 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão,  para valores oscilando em torno de 3,91 m, abaixo da cota de inundação 29 cm.

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,00 m, em cota de alerta,  com previsão de redução nas próximas 12 horas, oscilando em torno do valor de 4,92 m, 8 cm abaixo da cota de alerta (5,00 m), saindo da cota de alerta e entrando em cota de atenção.

Em Floriano, o rio Parnaíba está com nível nesse momento de 2,84 m, em situação de normalidade. É previsto que o nível diminua nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 2,50 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,64 m, 2,26 m abaixo da cota de atenção (4,90 m), portanto em situação de normalidade. É prevista diminuição do nível nas próximas 8 horas e que o nível atinja valores em torno de 2,58 m.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, no rio Poti, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 4,03 m, em situação de normalidade. É prevista a elevação do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,14 m.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES