Tribunal americano decide ser contra o casamento gay em quatro estados

A cisão, no entanto, pode fazer com que a Suprema Corte entre em cena e decida a questão de uma vez por todas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tribunal federal dos EUA permitiu que quatro estados proibam casamentos homossexuais, ao afirmar que a Constituição americana permite que o casamento seja definido como a união entre um homem e uma mulher.

A decisão, que vale para Ohio, Michigan, Kentucky e para o Tennessee, vai contra a atual tendência da justiça americana, que vem legalizando o casamento entre casais do mesmo sexo ao longo do país. Nos últimos meses, quatro tribunais de apelação tomaram decisões opostas, afirmando que os Estados não podem proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A cisão, no entanto, pode fazer com que a Suprema Corte entre em cena e decida a questão de uma vez por todas. Atualmente, cada estado estabelece suas regras. O casamento gay é reconhecido em 30 dos 50 Estados americanos e no Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington.

Na decisão, proferida nesta quinta-feira, o júri afirmou que a mudança da definição de casamento, que data “dos primórdios da história humana” deve ser feita por meio de um processo político, e não em um tribunal.

Os defensores dos direitos dos homossexuais podem buscar uma revisão da decisão do Tribunal de Apelações do Sexto Circuito. No entanto, como o tribunal é composto principalmente por republicanos conservadores, a causa provavelmente será levada para a Suprema Corte.

Uma posição do órgão máximo dos EUA colocaria fim à discrepância legislativa entre os estados.

Em outubro, a Suprema Corte rejeitou sem argumentar os recursos em casos envolvendo cinco Estados --Virginia, Oklahoma, Utah, Wisconsin e Indiana-- que tinham proibido o casamento gay, mantendo intactos os veredictos de cortes inferiores que haviam derrubado esses vetos.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES