Tribunal de Justiça abre inscrições para reconhecimento de paternidade

Projeto do Tribunal de Justiça faz exame de DNA para reconhecimento de paternidade e inclusão do nome do genitor no registro civil de nascimento.

Teste de paternidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) está recebendo inscrições para o projeto (A)gosto do Pai, que tem como objetivo facilitar o acesso a exames de reconhecimento de paternidade e garantir o nome do genitor no registro civil de nascimento. 

Desde a sua criação, em 2019, o projeto já garantiu o direito fundamental de 421 cidadãos à sua identidade genética. A exemplo da cabeleireira Maria das Dôres Vieira, de 34 anos, que tinha o sonho de conhecer o pai e com ajuda de familiares conseguiu localizar o suposto pai, senhor José do Egito, agricultor de 64 anos, de Socorro do Piauí, que não exitou em realizar o exame de DNA pelo projeto, em 2021.

Poucos dias após a realização do exame de paternidade, obtiveram o resultado positivo. “Conhecer meu pai e receber seu sobrenome no meu registro de nascimento significa para mim o reconhecimento da minha história, da minha origem, da minha identidade” diz Maria das Dôres Vieira. “Para mim é uma alegria, eu já tinha ela como filha, é só alegria agora”, resumiu José do Egito.

FOTO: Divulgação/TJPI

De acordo com a secretária do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania-Cejusc de Teresina, Rita Almeida, o projeto aposta nos métodos consensuais como mecanismo adequado para a solução de conflitos, ao viabilizar a manutenção e/ou restabelecimento do diálogo nas relações familiares, favorecendo a dignidade da pessoa humana ao possibilitar o acesso ao exame genético e ao reconhecimento da paternidade, além de efetivamente diminuir o tempo de duração do processo nos casos que necessitam de exame genético.

“Consiste em oportunizar, após triagem dos casos em que o filho não possui pai registrado na certidão de nascimento, a realização gratuita do exame de DNA, seguida da audiência de mediação, preparando o pai para receber o filho que busca seu reconhecimento, dando celeridade e eficácia aos casos processuais e extrajudiciais”, destacou Rita Almeida.

Como funciona o projeto

Após a inscrição, é enviada uma carta-convite expedida ao pretenso pai, a fim de que compareça à coleta do material genético. Após a realização no exame, no prazo aproximado de 90 dias, o laudo é remetido e marcada a audiência para abertura do laudo.

A ação prioriza os processos assistidos pela Defensoria Pública

Na audiência, são acertados pontos como direito de visitas, guarda, pensão alimentícia. A homologação judicial se dá em torno de 45 dias.

Inscrição

A ação é gratuita, voltada para pessoas com renda familiar de até três salários-mínimos. Além da perícia em processos com pendências de exames de DNA, o programa prevê ainda o julgamento dos processos com base na presunção de paternidade, na hipótese do suposto pai não atender a determinação do exame de DNA.

Os interessados podem efetuar a inscrição por meio do site do TJPI ou em qualquer unidade do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania-Cejusc do Piauí.

O projeto conta com o apoio do Ministério Público do Piauí, da Defensoria Pública do Piauí e do Governo do Estado do Piauí, por meio do Laboratório Central (Lacen).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES