Tribunal de Justiça implanta Centro de Solução de Conflitos em THE

O novo CEJUSC vai funcionar no prédio do CENAJUS.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) inaugurou seu segundo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que tem como principal foco solucionar os conflitos da sociedade antes que cheguem ao Judiciário. O CEJUSC Centro vai permitir que demandas sejam resolvidas pela via da autocomposição, de forma extrajudicial, evitando a entrada de mais processos no Judiciário.

O novo CEJUSC vai funcionar no prédio do CENAJUS, espaço da Justiça Federal ao lado da Prefeitura de Teresina, e já conta com estrutura moderna, móveis, equipamentos de informática e um ambiente próprio para as sessões de mediação e conciliação realizadas por profissionais formados para tal atividade extrajudicial. O objetivo é evitar ao máximo que os processos ganhem tom litigioso, o que o encarece e o deixa mais moroso, tendo em vista a enorme quantidade de processos tramitando na Justiça.

Ao comentar sobre o espaço, o Presidente do TJ-PI, desembargador Erivan Lopes, ressaltou a importância do Tribunal investir nestas formas alternativas de solução de conflitos.

“O Judiciário já entendeu que fica difícil atender em tempo hábil toda a demanda processual que se encontra hoje nos gabinetes. Portanto, é preciso se buscar soluções alternativas para a resolução destes conflitos e este CEJUSC vem atender a este novo conceito. Vamos oferecer serviços gratuitos para a população, com fácil acesso e rápido e com a mesma eficácia das decisões judiciais. Aqui temos mediadores, conciliadores formados para este fim, que presidem audiência de conciliação e em havendo acordo, é homologado pelo juiz, que vale como um título judicial. Além de descentralizar os processos da Justiça, também filtra a entrada de mais ações no judiciário”, evidencia o Presidente Erivan Lopes, destacando, ainda, a parceria importante com a Justiça Federal.

Idealizador do prédio do CENAJUS, o hoje Desembargador Federal do TRF1, Carlos Augusto Brandão, afirmou que o TJ-PI é exemplo para o resto do país ao fomentar ações como esta, que visam oferecer um serviço de qualidade e mais célere ao jurisdicionado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES