Tribunal revela áudio de pilotos na queda de avião Rio-Paris em 2009

O áudio da cabine emocionou os familiares e amigos durante o julgamento do voo Rio-Paris: “Não tenho controle”

acidente | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma semana, o julgamento contra a fabricante Airbus e a companhia aérea Air France por homicídio culposo, por conta do acidente que deixou 228 vítimas fatais em 2009 após queda de avião que ia do Rio para Paris, revelou o áudio (somente para aqueles que estavam na sessão) com a conversas entre pilotos e a torre de comando pouco antes da aeronave cair no Oceano Atlântico. Nos registros, é possível ouvir o piloto dizendo “não tenho mais o controle do avião”.

Air France e Airbus são julgadas após mais 13 anos do acidente de voo Rio-Paris que matou 228 - Foto: Marinha 

Segundo o canal BFM TV, o gravador que fez os registros havia sido recuperado em maio de 2011 e mostra a surpresa dos pilotos com o alerta emitido pela própria aeronave. Em princípio, eles pensam que estão perdendo altitude, mas notam que ocorre o contrário, no entanto, algo fora do controle da cabine.

— Que diabos está acontecendo! Não entendo o que está acontecendo — diz o co-piloto.

Em terra, um capitão percebeu os sinais de alerta e, então, pede um retorno. — Ei, o que diabos você está fazendo? — grita o capitão.

Piloto e o copiloto, que não sabiam que os dados recebidos estavam errados, não sabem o que responder.

Não tenho mais o controle do avião — diz o piloto.

Pouco tempo depois, apesar das tentativas de manobras, eles percebem que a aeronave está em queda.

— Estou empinando. Caramba, vamos bater, não é verdade! — gritou o copiloto.

A divulgação havia sido solicitada pela defesa de familiares de algumas das vítimas, em particular pela associação Entraide et Solidarité AF447 (Ajuda Mútua e Solidariedade, em tradução livre), que tinha indicado, por meio de um dos seus advogados, que ouvir o áudio dos pilotos era “absolutamente essencial para esta busca da verdade”.

Em 1º de junho de 2009, o avião do voo AF447 caiu no meio da noite no Atlântico, 3 horas e 45 minutos após a decolagem no Rio, causando a morte de seus 216 passageiros e 12 tripulantes. Foi o desastre mais mortal da história da Air France.

Os primeiros destroços, assim como corpos, foram encontrados nos dias que se seguiram, mas a fuselagem só foi localizada quase dois anos depois, em 2 de abril de 2011, a 3.900 metros de profundidade cercada por altos relevos subaquáticos, durante a quarta fase de buscas.

As caixas-pretas, recuperadas um mês depois, confirmaram que os pilotos, desorientados pelo congelamento das sondas de velocidade Pitot numa zona de convergência intertropical perto do Equador, não conseguiram recuperar a sustentação (estol) da aeronave, que caiu em menos de cinco minutos.

Após uma longa sucessão de perícias, os juízes de instrução arquivaram o caso em 29 de agosto de 2019. Indignados, familiares das vítimas e sindicatos de pilotos recorreram e, em 12 de maio de 2021, a Câmara de Instrução decidiu pelo processo por homicídios involuntários das duas empresas.

— Não param de nos dizer que o sistema aéreo, o transporte aéreo, têm como lema a segurança. Neste caso, vemos que às vezes a segurança é deixada de lado — disse à AFP Sébastien Busy, advogado dos familiares das vítimas.

Para o advogado, o objetivo de seus clientes é duplo: "obter a verdade judicial, para entender o que aconteceu exatamente naquela noite" e também construir com esse julgamento "a segurança (aérea) de amanhã". No entanto, as famílias das vítimas vão acompanhar o julgamento com sentimentos contraditórios.

— Não espero nada deste processo — disse à AFP Nelson Faria Marinho, presidente da associação brasileira das vítimas do voo AF447 e cujo filho morreu no acidente aos 40 anos. Este homem de 79 anos não viajou a Paris por falta de recursos.

Danièle Lamy espera que esse processo, após uma "batalha jurídica", "seja o julgamento da Airbus e a Air France" e não "o dos pilotos".

Para o sindicato de pilotos do grupo Air France (SPAF), é "importante que um tribunal possa ouvir todas as partes e se pronunciar sobre as diferentes responsabilidades durante um processo público, onde será destacada a importância da segurança dos voos".

Um total de 476 familiares constitui a parte civil. Cinco dias serão dedicados àqueles que desejam testemunhar. O tribunal terá que determinar se a Airbus e a Air France, que enfrentam uma multa de 225 mil euros (cerca de 220 mil dólares), cometeram erros relacionados à tragédia. As duas empresas negam ter cometido qualquer infração penal.

O Tribunal de Apelação considerou existir acusações suficientes contra a Air France por "se abster de implementar a formação adequada" face ao congelamento das sondas, "o que impediu os pilotos de reagir conforme necessário".

A Airbus foi acusada de ter "subestimado a gravidade das falhas dos sensores de velocidade instalados na aeronave A330, ao não tomar todas as medidas necessárias para informar com urgência as tripulações das empresas operadoras e contribuir para a sua formação eficaz".

O CEO Guillaume Faury disse que a Airbus montou uma "organização" para chegar "o mais próximo possível de zero acidentes" e que a segurança era a sua "prioridade", pelo que considerou que "estas queixas não se justificam".

Falhas nessas sondas foram registradas nos meses anteriores ao acidente. Após o desastre, o modelo afetado foi substituído em todo o mundo. A tragédia também levou a outras modificações técnicas no campo aeronáutico e reforçou o treinamento em estol, bem como no estresse da tripulação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES