SEÇÕES

Trote de odontologia provoca polêmica com posições simulando sexo

O caso ocorreu fora da instituição, que disse que irá tomar providências administrativas junto aos organizadores da ação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fotos de um trote com calouros aplicado por estudantes de uma das turmas do curso de Odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba, no Oeste catarinense, têm gerado repercussão nas redes sociais. As imagens, que mostram estudantes que simulam atos sexuais uns com os outros, causou indignação entre os internautas. O caso ocorreu fora da instituição de ensino, que repudiou a ação e disse que irá tomar providências administrativas junto aos organizadores da ação.

Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unoesc, o caso foi registrado na última quarta-feira (13), por volta do meio-dia, fora da instituição de ensino. As aulas na universidade começaram na segunda-feira (11).

Em nota, o DCE afirmou que é contra o trote coercitivo, humilhante, abusivo e com teores machistas. "Destacamos também que não vamos, nesta situação, fazer curso, turma ou pessoas carregarem a cruz por uma cultura estúpida que ocorre há anos em trotes universitários. Esperamos que fatos assim não ocorram mais e, se tornarem a ocorrer, trataremos de penalizar os envolvidos com a exclusão dos eventos organizados pelo DCE", informou o representante do diretório.

Ainda segundo o DCE, o trote praticado pelos cursos costuma ser solidário. O ocorrido foi um equívoco e não acontece com frequência.

Também por meio de nota, a Unoesc informou que não compactua com trotes violentos e humilhantes e disse que tomará providências administrativas junto aos organizadores do episódio.

A instituição também orientou os alunos que se sentirem ofendidos ou intimidados a entrarem em contato com a coordenação do curso. "A sociedade de hoje quer pessoas que tenham empatia e que respeitem seu próximo. Por isso, a Portaria n. 31/UNOESC-R/2013 incentiva a prática de trotes educativos e solidários".

A atlética do curso de Odontologia da Unoesc pediu desculpas sobre o caso. "Em nome de todos os alunos do curso de odontologia gostaríamos de pedir desculpas aos calouros pelo acontecido de ontem. Também pedimos desculpas se vocês foram constrangidos e expostos por pessoas que não são do curso e também não estavam presentes durante o ocorrido".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos