Trotes ocupam 90% das chamadas do atendimento do Corpo de Bombeiros

De acordo com o órgão, das 100 chamadas recebidas diariamente, aproximadamente 15 são verdadeiras, quase 90%

Corpo de Bombeiros de Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos grandes problemas no atendimento de urgência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí é o trote. De acordo com o órgão, das 100 chamadas recebidas diariamente, aproximadamente 15 são verdadeiras, quase 90%. Ocasionando atraso nos atendimento e muitas vezes perdas fatais àqueles que realmente precisam do serviço.

A capitã Najra Nunes alerta que além do prejuízo humano, que pode ter consequências graves, existe os prejuízos econômicos. Dentre eles, o gasto de combustível, desgastes de viaturas, além do cansaço dos agentes, que em vez de descansar entre uma ocorrência e outra, perdem tempo se deslocando desnecessariamente.

Ela ressalta que existem dicas para os plantonistas reconhecerem os trotes, como voz de criança, risos, informações desconexas, um único chamado para atendimento e etc. Informa que a ocorrência mais listada entre os trotes é a de incêndios. Mesmo com essas informações, ela frisa que a prioridade é verificar e prestar o devido socorro.

No mês de fevereiro, a Câmara Municipal de Teresina aprovou uma lei que que pretende acabar com a prática de trotes telefônicos dirigidos aos serviços prestados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu em Teresina.

O projeto prevê punição aos responsáveis com multa no valor de R$ 500,00 por ligação, com pagamento em dobro em caso de reincidência. O reajuste desse valor será feito anualmente, tendo como base o IPC- Índice de Preço ao Consumidor. A multa expedida será destinada ao assinante da linha telefônica.

Mesmo com essa lei, estes índices ainda não reduziram e isso preocupa as autoridades. "Até agora não houve redução dessa prática danosa. É preciso campanhas de conscientização e fiscalização", relata o vereador José Ferreira (PSD) que propôs esse projeto de lei.

Agora ele tenta agendar a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina, para discutir com os órgãos envolvidos e a Prefeitura de Teresina alternativas para o cumprimento da lei. Esta audiência está prevista para o mês de julho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES