Trump cogita colocar Nova York sob quarentena por causa da Covid-19

Nova York é, hoje, o estado dos EUA mais afetado pela pandemia de Covid-1

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado estar cogitando a possibilidade de declarar uma quarentena de duas semanas para os estados de Nova York, epicentro da pandemia do país, Nova Jersey e partes de Connecticut. Em paralelo, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou o adiamento das primárias no estado, que deveriam acontecer no dia 28 de abril, para 23 de junho. 

Ao sair da Casa Branca, Trump disse que preferia não pôr os estados sob confinamento, mas isso poderá ser necessária casos os casos da doença continuem a crescer. Nova York é, hoje, o estado dos EUA mais afetado pela pandemia de Covid-19: até a tarde deste sábado, havia 52.318 casos da doença registrados, com 728 mortes. t. 

Na terça-feira, Trump repetiu em diversas ocasiões que pretende que os Estados Unidos tenham encerrado até a Páscoa as medidas de confinamento para conter a expansão da pandemia do novo coronavírus, um objetivo que os principais profissionais de saúde consideram muito arriscado. O feriado da Páscoa termina em 12 de abril, daqui a menos de três semanas. Questionado sob isto neste sábado, o presidente foi menos incisivo:

— Vamos ver o que vai acontecer.

Entre sexta e sábado, foram contabilizados mais de 6 mil novos casos da doença e 125 mortes no estado de Nova York. Os cinco distritos da cidade de Manhattan, onde há falta de leitos, respiradores e os materiais de proteção são escassos, estão entre os mais afetados. Em apenas duas semanas, a doença matou mais pessoas na cidade do que todo o número de homicídos registrados no ano passado. 

Os comentários do presidente foram realizados em paralelo à entrevista coletiva diária de Cuomo, que vem sendo elogiado pela maneira com a qual vem lidando com a crise. Segundo o governador, a estimativa é que os casos na região continuem a crescer por mais duas ou três semanas, quando deverão atingir seu pico. 

De acordo com o governador, em 13 dias, o número de internações no estado aumentou mais de 13 vezes em 10 dias, mas o ritmo vem diminuindo: entre quinta e sexta-feira, o número de internados reduziu em 307, passando de 1.154 para 847. Segundo o governador, isto pode significar uma redução na taxa de contágio, sinal de que as medidas de restrição impostas pelo governo local estão dando certo.

Seguindo a tendência de outros governadores, Cuomo anunciou o adiamento das primárias para as eleições presidenciais de novembro, que deveriam acontecer daqui a um mês, em 28 de abril, para 23 de junho. Ele disse também que, após uma conversa com o presidente Donald Trump na manhã deste sábado, a Casa Branca aprovou quatro novos hospitais de campanha no estado, com 4 mil leitos adicionais.

Em outra medida para aliviar os impactos da pandemia para a população, o governador fez um apelo para que as farmácias do estado parem de cobrar taxas de entrega.

POLICIAIS MORTOS

A polícia de Nova York, nos Estados Unidos, registrou nesta sexta-feira (27) mais de 500 membros da corporação com coronavírus. Além disso, outros 3 mil policiais apresentaram sintomas do novo Covid-19, conforme divulgado pelo jornal Daily Mail.

Ao todo, 4.111 policiais apresentaram algum problema de saúde nesta sexta, o que representa 11% dos 36 mil membros.

Desse número, 3.016 relataram estar com sintomas de gripe. Sensações essas que podem provocar congestão, febre, tosse, coriza, dores de cabeça e fadiga – alguns dos mesmos sintomas associados ao Covid-19.

JONATHAN ERNST / REUTERS 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES