TSE absolve Ministério da Cultura e anulou multa de 5 mil aplicada ao ministro

A penalidade havia sido imposta pois o site do MinC replicou, durante o feriado do Carvanal

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta quinta-feira (5) o recurso do Ministério da Cultura (MinC) e anulou a multa de R$ 5 mil aplicada ao ministro Juca Ferreira no dia 9 de julho. A penalidade havia sido imposta pois o site do MinC replicou, durante o feriado do Carvanal, entre 12 e 15 de fevereiro deste ano, uma entrevista concedida pelo então secretário da Cidadania Cultural Célio Turino a um site ligado a uma campanha.

A matéria teve 116 visualizações e foi entendida como propaganda eleitoral antecipada. A própria Assessoria de Comunicação Social do MinC retirou a reportagem do ar, ao perceber a falha.

Por cinco votos a dois, os ministros do TSE decidiram não punir o ministério da Cultura. Eles entenderam que a matéria ficou apenas 80 horas no ar, foi retirada espontaneamente e teve poucos acessos e, portanto, seria um excesso aplicar a multa.

Durante os três dias em que a entrevista permaneceu no ar, o ministro estava em férias, na Ilha de Tinharé: ?A justiça foi feita. A matéria foi postada por um erro e o próprio MinC percebeu e retirou do ar. Ficou claro que não houve nenhuma intenção eleitoral. Foi um descuido dos que fazem a busca de matérias sobre cultura na internet?, afirma Juca Ferreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES