Tubarão da mesma espécie que matou turista ataca baleia na Bahia

Durante a temporada, muitas baleias acabam encalhando

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A visita das baleias ao litoral sul da Bahia, um espetáculo que todos os anos atrai gente de todos os cantos do país, agora ganhou a presença de outros animais. Os tubarões são responsáveis por parte da morte das baleias que aparecem no litoral.

Durante a temporada, muitas baleias acabam encalhando. Em 2010 em todo o país, o Instituto Baleia Jubarte registrou 96 encalhes, o maior número em 10 anos. Já em 2011 foram registrados 39 casos e em 2012 foram 47 encalhes. Em 2013, só no início da temporada, foram registrados 10 encalhes, desses sete na Bahia sendo que seis registrados no extremo sul do estado.

?Se a gente considerar que no ano passado a gente teve 47 na Costa do Brasil e que a maior parte dos encalhes acontece em agosto ou setembro e nesse ano já tivemos 10 encalhes, isso assusta um pouco?, revela Milton Marcondes do Instituto Baleia Jubarte. O número de baleias mortas pode ser ainda maior em 2013.

A maioria dos casos acontece porque elas são devoradas por tubarões da espécie tigre. A estimativa do instituto é que entre 10% e 15% dos animais chegam até a praia.

?Basicamente entre baleias e golfinhos temos que ter dois cuidados. Um é manter o animal molhado o tempo todo já que ele é muito sensível com a temperatura e manter a pele protegida do sol.

Outras espécies

O instituto também tem registrado encalhes de golfinhos e botos, mas nesta temporada, o Instituto tem registrado a presença do leão-marinho do sul. O macho jovem, que mede cerca de 1,70m e pesa 80 kg não está encalhado e faz a festa de quem passa pelo local.

É um animal raro de aparecer aqui na região. No Brasil ele só existe no Rio Grande do Sul e ele é mais comum no Uruguai. Ele deve ter subido até a costa. Nesta época do ano estamos tendo relatos de lobos marinhos aparecendo no Espírito Santo. No caso do leão, nós conseguimos avistar e vimos que ele está bem gordinho, bem nutrido e está com um aspecto bom. A gente espera ele pegue o caminho certo dele", afirma Marcondes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES