Tubarão é capturado por pescador na Praia da Pedra Sal

Os banhistas se assustaram com a captura.

Os banhistas que estiveram na Praia da Pedra do Sal na tarde deste sábado (18) ficaram surpresos, quando um pescador nativo desembarcou com um tubarão de tamanho médio capturado em alto mar. O animal lendário conseguiu chamar a atenção de muitos curiosos.

Por ser um animal de grande porte, foi preciso utilizar da força para contê-lo ao ser capturado, para isso os pescadores tiveram que desferir alguns golpes na cabeça do pescado e ao ser desembarcado foi preciso arrastá-lo até a margem.

A espécie capturada é popularmente conhecido por tubarão-lixa por ter a pele com textura muito áspera, semelhante ao de uma lixa. Mas ele também é conhecido por lambaru, umbaru ou tubarão-enfermeiro, este último, especula-se, em razão dos "bigodes" entre as narinas, usados para encontrar a comida nos fundos arenosos, que parecem as pinças que os enfermeiros usam para auxiliar as cirurgias.

Ele pode medir até 4 m de comprimento e chegar aos 500 kg de peso. As fêmeas da espécie são, em média, maiores do que os machos e medem entre 1,2 e 3 metros, enquanto que os machos ficam entre 2,2 e 2,57 metros. Tem dentes pequenos e bem poderosos, capazes de infligir ferimentos graves. No entanto, não são muito agressivos, exceto se ameaçados. Em geral, nadam para longe quando são aproximados por nadadores e mergulhadores.

Image title

Image title

Image title

Fonte: Com informações do Parnaíbapontocom
logomarca do portal meionorte..com