Tubarão fêmea rara grávida é registrada pela primeira vez no mundo

Esta espécie foi descoberta encalhada e sem vida, acompanhada por sete filhotes.

Tubarão fêmea rara é achada morta e grávida com 7 filhotes | NMP Zoology Division
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A organização Marine Wildlife Watch das Filipinas compartilhou um evento histórico em suas redes sociais! No dia 14 de novembro, cientistas documentaram a presença de uma tubarão-boca-grande fêmea grávida. Esta espécie rara, identificada cientificamente como Megachasma pelagios, foi descoberta encalhada e sem vida, acompanhada por sete filhotes, na localidade de Dipaculao, em Aurora, nas Filipinas.

O registro do caso é o primeiro no mundo! Conforme o National Museum of the Philippines (Museu Nacional das Filipinas), o tubarão tinha em média 5,6 metros de comprimento. A necropsia foi realizada na mãe tubarão e em um de seus filhotes pela Dra. Princess Ann Tayag, Vet II da Unidade de Pesca e Quarentena do BFAR III, com a supervisão do Dr. AA Yaptinchay do Marine Wildlife Watch das Filipinas (MWWP) por meio de chamada de vídeo de Manila. 

O Museu informou que os tubarões examinados foram posteriormente enterrados para recuperação futura. Enquanto isso, em coordenação com o Dr. Nico Jose Leander do BFAR III-RFRDC, por meio da Dra. Jo Marie Acebes da Balyena.org, os 6 filhotes restantes do tubarão boca-grande foram transportados para o museu para uma examinação mais detalhada e processamento.

Segundo ele, as amostras serão fixadas e preservadas para pesquisas e estudos futuros, onde farão parte das coleções de referência da NMP e de exposições futuras. O tubarão-boca-grande, revelado ao mundo somente em 1976, é a menor entre as três espécies de tubarões filtradores, compreendendo os imponentes tubarões-baleia e os majestosos tubarões-peregrinos. Caracterizando-se por sua boca extraordinariamente ampla, a qual inspira seu nome.

As Filipinas são um dos habitats mais importantes para esta espécie, classificando-se como o segundo lugar global, logo após Taiwan, com o maior número de registros dessa espécie. No entanto, a triste realidade é que a maioria dos registros nas Filipinas é resultado de encalhes e capturas acidentais em redes de pesca, levando à morte desses majestosos animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES