Tubarão-tigre fêmea de 3 metros morre após ser 'pescada' no Ceará

O caso ocorreu próximo à Árvore da Preguiça, um dos cartões-postais do Parque Nacional de Jericoacoara. O animal “pescado” foi abatido e virou atração em terra.

Tubarão-tigre fêmea de 3 metros morre após ser 'pescada' no Ceará | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma fêmea de tubarão-tigre com três metros de comprimento foi morta após ficar presa na rede, junto a outros peixes, durante uma pesca entre a praia do Preá e a praia de Jericoacoara, no litoral Oeste do Ceará. Segundo os pescadores, eles se surpreenderam quando viram o tubarão preso na rede.

O caso ocorreu próximo à Árvore da Preguiça, um dos cartões-postais do Parque Nacional de Jericoacoara. O animal "pescado" foi abatido e virou atração em terra, tendo imagens compartilhadas em redes sociais.

Tubarão-tigre fêmea de 3 metros morre após ser 'pescada' no Ceará / Foto: ReproduçãoDe acordo com Vicente Faria, professor do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC), o espécime é fêmea e provavelmente estava na transição de jovem para adulta. 

O tubarão-tigre é um habitante natural da costa cearense e pode chegar a 5 metros de comprimento, explica o pesquisador.

O apelido “tigre” foi dado devido às manchas pretas que esse animal possui no corpo quando jovem. À medida que vai envelhecendo, permanece apenas com uma coloração cinza.

IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

Embora o tubarão-tigre não esteja ameaçado de extinção, predadores como ele são essenciais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas marinhos, já que ajudam a controlar as populações de outros animais.

A pesca do tubarão é uma das principais causas para a redução de seu contingente, e o consumo humano - tanto da carne quanto das barbatanas - é uma séria ameaça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES