Turbina eólica compacta chegam como revolução no mercado de energia

Essas turbinas possibilitam a geração de energia a partir do ar e podem ser instaladas nos telhados de residências, centros comerciais e indústrias.

Com poucas peças móveis, a manutenção é simplificada e eficiente | Ventum Dynamics
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há uma variedade de sistemas disponíveis para promover energia limpa e economia energética no cotidiano. Isso inclui desde a instalação de painéis solares em varandas, sistemas de tubos de vácuo e até a utilização de janelas para capturar luz. Agora, uma nova alternativa está em destaque: as "mini" turbinas eólicas, desenvolvidas pela empresa norueguesa Ventum Dynamics.

Energia - Essas turbinas possibilitam a geração de energia a partir do ar e podem ser instaladas nos telhados de residências, centros comerciais e indústrias. O diferencial dessa solução é sua capacidade de adaptar-se à direção do vento de forma constante, sem a necessidade de reorientação. Isso significa que a direção do vento e possíveis obstáculos não interferem na eficiência das turbinas.

Praticidade - Além disso, a instalação dessas turbinas é rápida, podendo ser feita em apenas um dia. Com um tamanho compacto, aproximadamente 2 metros de altura, elas podem ser colocadas em diversos locais do edifício, substituindo os tradicionais painéis solares. Podem operar de forma independente ou conectadas à rede elétrica.

Turbinas eólicas - De acordo com a Ventum Dynamics, uma única turbina pode gerar até 1.500 W constantemente, graças ao uso de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWT). Este projeto baseia-se em hélices que giram em torno de um eixo perpendicular ao solo e podem ser reorientadas automaticamente conforme a direção do vento.

Eficiência - As turbinas funcionam capturando o vento e direcionando-o para uma hélice responsável pela geração de energia. Com poucas peças móveis, a manutenção é simplificada e eficiente. Além disso, essas turbinas têm menor impacto ambiental, pois são feitas com materiais duráveis e ecológicos.

Monitoramento - A empresa também desenvolveu um software específico, o Ventum IoT, que analisa a chegada do ar em cada área para determinar o melhor local para a instalação da turbina. Além disso, permite o monitoramento remoto em tempo real, reduzindo os custos de manutenção e oferecendo ao usuário acesso aos dados por meio de um aplicativo no celular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES