Turismo divulga balanço das ações realizadas em 2019

Um dos destaques do ano foi a Trilha das Emoções, que aconteceu em Parnaíba

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur/PI) apresenta o balanço das ações desenvolvidas pela instituição ao longo do ano de 2019. No relatório, o órgão destaca os grandes avanços do setor, incluindo participações em feiras nacionais, apoio e parcerias em eventos consolidados e importantes para o desenvolvimento turístico do Estado.

Como destaque, o lançamento da Trilha das Emoções, que aconteceu em Parnaíba e conta com mais de 200 km de aventura no litoral piauiense, enaltecendo ainda mais o Estado na Rota das Emoções. Também neste ano foi anunciado que a Rota das Emoções passará a ter, em 2020, voos operados pela empresa aérea Passaredo.

Trilha das Emoções

 Em 2019, participações no Festival de Inverno de Pedro II, Desafio das Opalas, Projeto Piauí Férias de Norte a Sul, Festa do Bode, Festa do Vaqueiro, Sabor Maior, Festival da Uva e Festival Gastronômico de Barra Grande foram alguns dos eventos importantes que movimentam o setor no Piauí. Já no cenário nacional, a Setur teve seu estande ampliado e integrado com o Sebrae-PI e Prefeitura de Teresina na Abav Expo, que aconteceu em São Paulo. Ainda foi representado no Festuris, em Gramado, levando ao Sul as riquezas e potencialidades do Nordeste.

Abav Expo 2019 

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, comenta que este foi um ano também de conquistas com o Ministério do Turismo (MTur). “Recebemos o Selo+Turismo, juntamente com o deputado federal, Flávio Nogueira. Com a certificação, o estado piauiense pode solicitar recursos, junto aos bancos de desenvolvimento, para o financiamento de obras de infraestrutura no setor,  fortalecendo ainda mais o turismo da região”, relembra.

Entre do Selo + Turismo

Ainda de acordo com o Nogueira Júnior, também foi um ano de grandes desafios, já que o litoral piauiense teve registros de derramamento de óleo, que atingiu grande parte das praias do Nordeste brasileiro. “Tivemos três praias interditadas, mas o monitoramento era constante pela Semar. Nos preocupamos já que o litoral piauiense é um dos destinos que mais movimentam a economia e o setor no Piauí. Tudo foi resolvido e as praias estão liberadas. Nesta época, o fluxo de turista aumenta ainda mais na região”, conta o gestor.

Ainda este ano, a superintendente do Turismo, Carina Câmara, acompanhou a comitiva do Governador Wellington Dias, durante a missão do Consórcio Nordeste e conta que o destaque foi para a sustentabilidade. “Apresentamos as potencialidades do turismo piauiense como a Serra da Capivara, Rota das Emoções, além de destacar os aeroportos de São Raimundo Nonato e Parnaíba. Apresentamos e visitamos também projetos voltados para a sustentabilidade. Logo após isso, já recebemos no litoral técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)”, destaca.

Carina Câmara no Consórcio Nordeste na Europa

A superintendente acrescenta  ainda, que em novembro, esteve em Belo Horizonte e lá conseguiu a cessão de uso do código fonte da plataforma integrada de turismo, criado pelo Estado de Minas Gerais,  e que pode ser usado por outros estados. A plataforma facilita informações do setor, de forma geral, para os turistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES