Turista é atacado por tubarão em Fernando de Noronha

Ele tentou escapar nadando.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turista paranaense Márcio de Castro Palma, de 33 anos, contou ter visto a boca do tubarão se abrindo quando foi atacado na Baía do Sueste, em Fernando de Noronha, na segunda-feira (21).

Márcio explicou ainda que estava boiando a cerca de 150 metros da areia quando foi surpreendido pelo tubarão. "Eu olhei para a direita, vendo os peixes. Quando olhei para a esquerda, dei de cara com o tubarão. Estava do meu lado. Tentei me afastar nadando", recordou o turista, que lembra de ter visto "a parte de baixo da boca, branca" do animal.

Ele foi mordido e puxado para o fundo do mar. Apesar de tudo ter durado apenas alguns segundos, ele conseguiu ver o tamanho do tubarão, que estimou em aproximadamente 1,5 metros. O turista contou ainda que estava com colete e nadadeiras. "Eu tinha nadado para o lado que a água estava mais limpa, que tinha menos pedra", apontou.

A vítima recebeu os primeiros socorros no próprio arquipélago e viajou para o Recife na manhã da terça (22) para atendimento no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife.

Durante o ataque do animal, a vítima teve a mão direita e parte do antebraço amputados. Após cirurgia no HR, o paciente teve quadro classificado como estável e foi transferido para um hospital particular na Ilha do Leite, no Recife.

Praia interditada

A Baía do Sueste, em Fernando de Noronha, local em que houve um ataque de tubarão na última segunda (21), permanecerá fechada por pelo menos 48 horas, segundo a fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Representantes do órgão devem avaliar o caso, juntamente com profissionais do Ibama, do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit)  e com pesquisadores que conhecem a ilha para entender como o ataque aconteceu e, assim, liberar o acesso da área à população.

Segundo informações coletadas pelos representantes do Cemit, havia, no momento do ataque, condições propícias para a interação entre o turista paranaense e o tubarão. “Suspeitamos que a espécie que atacou o turista é migratória, não é típica da ilha, porque a probabilidade de ataque das espécies naturais de lá é baixa. Outras condições como a maré alta e a água turva também podem ter aumentado a probabilidade de o turista ter se deparado com o tubarão”, explica o Coronel Ramalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES