Turistas brasileiros ficam isolados após colisão de trens no Peru

Acidente deixou 35 feridos - entre eles, turistas estrangeiros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasileiros ficaram presos em Machu Picchu, no Peru, nesta terça-feira (31), após a colisão entre dois trens, na linha que liga a famosa cidade com ruínas incas ao município de Ollantaytambo. O governo peruano informou que 35 passageiros, entre eles vários estrangeiros, ficaram feridos no acidente.

Depois da colisão, os trens deixaram de circular. Os passageiros que tentavam deixar Águas Calientes (estação de trem que dá acesso a Machu Picchu) reclamaram de dificuldades para conseguir informações sobre os trens que os levariam para Cusco. Aqueles com voo marcado para esta quarta-feira (1º) estavam preocupados.

A estudante Michelle Leal, de São Paulo, tinha passagem para embarcar para Cusco às 16h40 (de Lima, 18h40 em Brasília).

"A única informação que a gente tem é que vão vir vários trens para transportar todo mundo, mas não dizem o horário. Essa é a informação desde as 13h. Eu tenho passeio comprado em Cusco para amanhã, às 4h30 da manhã", disse.

Robson Oliveira, de São Paulo, teme perder o voo de volta, marcado para as 8h (de Lima, 10h de Brasília) desta quarta-feira.

“Não tem nenhuma informação. Sumiu gerente, dono da empresa. Eu quero saber quem vai pagar se eu perder o voo”, disse o representante comercial Robson Oliveira.

Somente às 20h30 (horário de Brasília) de terça-feira, partiu o trem com os passageiros que deveriam ter embarcado dez horas antes. O comboio saiu de Machu Picchu em direção a Ollantaytambo.

Até a noite de terça, não havia trens levando turistas para visitar a cidadela de pedra de 600 anos, a maior atração turística do Peru.

Acidente

O choque das composições das empresas Peru Rail e Inca Rail ocorreu por volta das 10h da manhã (12h de Brasília), entre Ollantaytambo e Águas Calientes. Os bombeiros foram enviados ao local do acidente, no km 89 da via férrea, que corta a floresta que cobre os Andes, paralelamente ao rio Vilcanota.

A polícia afirma que os causas do acidente estão sendo investigadas.

Jornais locais reportaram que moradores da região bloquearam com rochas e troncos a ferrovia em um protesto, obrigando o trem da Inca Rail a parar. A composição PeruRail, que vinha atrás, não conseguiu frear a tempo. No entanto, o município negou esta versão.

Feridos

O ministério da Saúde informou que dois dos feridos estavam “em estado grave e os demais com diversas contusões”. Americanos, sul-coreanos, um francês e uma chilena se machucaram no acidente.

"Os pacientes graves são duas turistas estrangeiras, que estão internadas na Unidade de Cuidados Intensivos da clínica Pardo de Cusco, onde também estão outros 22 pacientes", segundo as autoridades.

"Infelizmente, uma cidadã de nacionalidade chilena foi atingida em uma das extremidades inferiores" e foi transferida para "uma clínica particular na cidade de Cusco", disse a Inca Rail em um comunicado. Os passageiros que não foram afetados continuaram a sua viagem a Machu Picchu.

Em um comunicado, a PeruRail informou que após o acidente, os feridos foram socorridos e que “será realizada uma investigação para determinar os motivos que ocasionaram este lamentável acidente".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES