Turistas irão comprar “ar enlatado” de inventor brasileiro na Copa

Brasileiro vende “ar enlatado” para turistas durante a Copa do Mundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem muitas formas de se lembrar de uma viagem: os sabores, as paisagens, as experi?ncias, os passeios.... Mas o curitibano Alessandro Catenaci, de 37 anos, teve a ideia de vender aos turistas o "cheiro" do Brasil. Enlatado, o ar brasileiro pode ser encontrado em v?rias lojas de souvenires pelo pa?s.

A ideia, embora estranha, n?o ? novidade, segundo Catenaci. Ele diz que h? 20 anos, viu algo parecido em uma viagem a Paris, na Fran?a. ?Eu viajo com alguma frequ?ncia. Em Paris, vendiam a ?gua do Rio Sena e tinha uma lata com o ar de Paris?, conta.

A iniciativa dos franceses ficou na mente do curitibano, que tamb?m ? dono de uma ag?ncia de viagens e c?mbio. Com a chegada da Copa do Mundo, ele encontrou uma oportunidade para colocar a ideia no mercado. Em 2013, ele foi um dos beneficiados com o Projeto Sou Curitiba, uma iniciativa do Sebrae com a Prefeitura de Curitiba.

?Fiz de Curitiba e achava que seria s? da cidade. O neg?cio pegou bem. Se destacava por ser inusitado?, explica o curitibano. Al?m da capital paranaense, h? latinhas com o ar de Foz do Igua?u, S?o Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, bem como uma sexta, com o ar ?gen?rico? de todo o Brasil.

As latinhas, na verdade, possuem, uma brincadeira, diz Catenaci. O prop?sito maior ? divulgar os pontos tur?sticos de cada cidade e tamb?m do pa?s. Em cada lata, a ?f?rmula? do ar local traz detalhes que podem fazer as pessoas lembrarem dos locais onde passaram ao visitar as cidades. ?Ela alivia a saudade com boas lembran?as?, afirma. Embora o presente seja o ar, Catenaci sugere que os compradores evitem abrir a latinha. "Podem perder todo o ar da cidade", brinca.

O curitibano conta que fazer as latinhas referentes ao Brasil e ?s outras cidades foi f?cil. O problema maior foi com a primeira, que tratava de Curitiba. ?Foi preciso retomar a vis?o de um turista, andar na Linha Turismo, conversar com historiadores?, lembra. A latinha curitibana, conforme Catenaci, trata da diversidade cultural da cidade. A arte que a enfeita tem desenhos do Museu Oscar Niemeyer, Jardim Bot?nico, do Bondinho da Rua XV de Novembro, entre outros.

Cada latinha pode ser encontrada por valores que variam entre R$ 9,00 e R$ 10,00, diz Catenaci. Segundo ele, a ideia deve crescer ap?s a Copa. Ele prev? nos pr?ximos meses mais latinhas, com o ar de diversas cidades tur?sticas do Brasil. ?? um souvenir pequeno, numa faixa que concorre com os im?s de geladeira. A pessoa acaba comprando mais de um?, pontua.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES