TV estatal do Irã é hackeada durante transmissão: 'sangue de nossos jovens'

Grupos de direitos humanos dizem que mais de 150 pessoas foram mortas desde que os protestos na República Islâmica

TV estatal do Irã é hackeada durante transmissão: 'sangue de nossos jovens' | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A emissora estatal do Irã foi hackeada em transmissão ao vivo neste sábado (08). Durante o boletim de notícias interrompido por um protesto contra o líder do país, uma máscara apareceu na tela, seguida por uma imagem do Líder Supremo Ali Khamenei com chamas ao seu redor.

O grupo se autodenominava "Adalat Ali", ou Justiça de Ali. Isso ocorre depois que pelo menos três pessoas foram mortas a tiros quando manifestantes entraram em confronto com as forças de segurança em novos distúrbios pela morte de Mahsa Amini.

TV estatal do Irã é hackeada durante transmissão: 'sangue de nossos jovens' (Foto: Reprodução)O CASO

Amini foi detida em Teerã pela polícia moralista por supostamente não cobrir o cabelo adequadamente. A curda iraniana de 22 anos morreu sob custódia em 16 de setembro, três dias após sua prisão. Sua morte provocou uma onda de protestos sem precedentes em todo o país.

Tais demonstrações de rebelião contra o aiatolá Ali Khamenei são historicamente raras, e ele exerce poder quase completo no Irã. Mas após a morte de Amini, houve uma dissensão aberta e generalizada. Também no sábado, surgiram vídeos de mídia social que pareciam mostrar estudantes do sexo feminino em uma universidade em Teerã cantando "desapareça" durante uma visita do presidente Ebrahim Raisi.

TV estatal do Irã é hackeada durante transmissão: 'sangue de nossos jovens' (Foto: Ozan Kose / AFP)TRANSMISSÃO E PROTESTOS

O boletim de notícias da TV de sábado foi interrompido com imagens que incluíam o líder supremo do Irã com um alvo na cabeça, fotos de Amini e três outras mulheres mortas em protestos recentes. Uma das legendas dizia "junte-se a nós e levante-se", enquanto outra dizia "o sangue de nossos jovens está pingando de suas patas". A interrupção durou apenas alguns segundos antes de ser cortada.

No início do dia, duas pessoas foram mortas em Sanandaj, incluindo um homem baleado em seu carro depois que ele tocou a buzina em apoio aos manifestantes. Um vídeo compartilhado on-line também mostrou uma mulher baleada no pescoço inconsciente no chão em Mashhad.

Grupos de direitos humanos dizem que mais de 150 pessoas foram mortas desde que os protestos na República Islâmica começaram em 17 de setembro.

TV estatal do Irã é hackeada durante transmissão: 'sangue de nossos jovens' (Foto: Reprodução / Made of Minds)Lojas em várias cidades fecharam em apoio aos manifestantes, inclusive no bazar de Teerã, onde alguns incendiaram um quiosque da polícia e afugentaram as forças de segurança. Os protestos que chegam ao bazar em Teerã soarão alarmes para os líderes iranianos que contaram os comerciantes entre seus apoiadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES