UAB estuda implantação de curso de Agronomia e Zootecnia em Oeiras

As unidades oferecem formação técnica integrada ao ensino médio e funcionam em regime de alternância.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de evitar o êxodo rural, o superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Carlos Alberto, e o pró-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Luiz Gonzaga, visitaram nesta quarta-feira (25) a Escola Família Agrícola (EFA) da cidade de Oeiras, localizada a 227,41 km de Teresina.

A visita na EFA teve a finalidade de se conhecer a estrutura do local. "Nosso intenção é implantar o curso técnico de agronomia e zootecnia no município. Neste primeiro momento estamos montando o projeto piloto com total apoio da Secretária de Educação, Rejane Dias. Estamos esperando autorização do Ministério da Educação para podermos ofertar o curso no próximo ano", avalia o superintendente, Carlos Alberto.

Atualmente existem no Piauí 16 Escolas Família Agrícola. As unidades oferecem formação técnica integrada ao ensino médio e funcionam em regime de alternância, ou seja, os alunos passam 15 dias na escola e 15 na comunidade, onde desenvolvem as técnicas que aprenderam na escola. Por meio dos cursos de agropecuária, agroindústria e turismo, os estudantes têm a oportunidade de mudar sua realidade no campo.

"O diferencial desse modelo é que ele forma o cidadão. Já que nas escolas o estudante recebe uma formação integral que alia teoria e prática, fato que o aproxima mais ainda do trabalho. Isso, sem dúvida, terá um grande efeito na renda dessas famílias que passaram a desenvolver técnicas corretas de plantio, de criação de animais e quem sabe até investir no turismo rural", finaliza Carlos Alberto.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES