Uespi aguarda autorização para abertura de seis novos cursos de mestrado

Cursos devem ser ofertados na capital e também em Parnaíba e Corrente.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seis novos cursos de mestrado da Uespi submetidos à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Quando autorizados, todos devem começar a ser ofertados em 2015. Os mestrados são em diferentes áreas e ofertados em campi diversos da Universidade, buscando possibilitar a qualificação em várias regiões do Estado.

Os projetos de Mestrado em avaliação são nas seguintes áreas: Química, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Engenharia da Computação e Desenvolvimento Regional. Os três primeiros são mestrados acadêmicos, enquanto os demais são profissionais.

O mestrado em Ciências Agrárias será sediado no campus de Parnaíba e já o que enfoca o Desenvolvimento Regional será baseado no campus de Corrente. Todos os demais terão sede em Teresina.

O pró-reitor de Pesquisa da Uespi, Geraldo Luz, diz estar otimista quanto à avaliação e aprovação dos mestrados. Ele afirma que a boa recepção dos projetos é consequência da grande quantidade de professores doutores que a Uespi possui e também da boa produção científica desses professores. Esses são pré-requisitos fundamentais para as avaliações da Capes.

"A chegada desses novos cursos de pós-graduação também traz para a Uespi um maior potencial de captação de recursos, pois esses professores qualificados podem pleitear financiamentos de pesquisas e projetos em editais específicos", afirma Geraldo Luz. "Com isso vamos trazer maior desenvolvimento científico, técnico, tecnológico e social para o Piauí", completa.

O professor do curso de Agronomia do campus de Parnaíba, Fernando Araújo, está animado com a possibilidade da chegada do primeiro mestrado em Ciências Agrárias no Estado. "Nossa expectativa é grande. Em Parnaíba já temos uma boa equipe de professores e a chegada do mestrado vai melhorar tanto o nosso ensino quanto vai ajudar a desenvolver toda a região", avaliou.

Doutorado

Além dessas novas pós-graduações, a Uespi tem a experiência de dois mestrados já consolidados, ambos na área de Letras, sendo um acadêmico e outro profissional.

O ProfLetras é o mestrado profissional ofertado pela Capes em rede nacional e que tem por objetivo a capacitação de professores de língua portuguesa em ensino fundamental. A Uespi é a única universidade do Piauí que participa deste programa. O ProfLetras está em sua segunda turma e é coordenado pela professora Nize Paraguassu. "A Uespi sabe da importância da qualificação docente e está trabalhando para formar professores que respondam aos desafios educacionais contemporâneos", afirma a docente.

A outra experiência bem sucedida da Uespi acontece com o mestrado acadêmico em Letras - a primeira pós-graduação da Uespi - que já está em sua quarta turma. O coordenador do curso, professor Feliciano Bezerra, lembra que a Universidade precisa investir no tripé ensino-pesquisa-extensão e diz que a chegada dos novos cursos ajuda a consolidar os já existentes. "Sem pós-graduação, a pesquisa não se sustenta. Por isso esses cursos são tão importantes. Antes as pessoas precisavam sair do Piauí pra fazer mestrado. Agora nós já temos ótimos cursos aqui. E vamos ter ainda mais. No curso de Letras já estamos nos preparando para pleitear um doutorado", garante.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES