A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prop), anuncia o aumento no número de bolsas disponíveis para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), referente a 2022/2023.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rauirys Alencar, houve um adicional de 25 bolsas advindas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), totalizando 234 bolsas disponibilizadas pela Uespi para o fomento e incentivo de pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico e de inovação.

“Pela primeira vez tivemos a contribuição da Fapepi, que entrou esse ano como nossa parceira, contribuindo com essas 25 bolsas que serão distribuídas entre os programas. Com isso, esperamos incentivar a comunidade acadêmica, docentes e discentes a apresentarem mais projetos de pesquisas. Isso, consequentemente, aumentaria a prospecção da universidade no desenvolvimento de produtos que tenham a característica de inovação e potencial de se transformarem em tecnologias a serem disponibilizadas a indústrias, startups e para a sociedade”, ressalta Rauirys Alencar.

Uespi anuncia aumento no número de bolsas disponíveis para Pibic e Pibiti - Foto: ReproduçãoUespi anuncia aumento no número de bolsas disponíveis para Pibic e Pibiti - Foto: Reprodução

O Pibic concede bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação que queiram participar de um projeto de pesquisa, possibilitando o acesso e a integração do estudante à cultura científica. O Pibiti é voltado à iniciação tecnológica e de inovação de estudantes de graduação, disponibilizando bolsas de iniciação científica às instituições que desenvolvem pesquisas nessa área.

“A Universidade desenvolve ações para contribuir com o desenvolvimento do Estado, fomentando a pesquisa, a inovação tecnológica e a transferência desses produtos desenvolvidos aqui para a sociedade, fazendo com que o crescimento de instituição esteja ligado à sociedade e projete bons resultados para a mesma”, finaliza.

O Edital de Pibit e Pibic 2022/2023 já está em andamento, em processo de avaliação dos 437 projetos inscritos.