Uespi contabiliza 371 cursos reconhecidos pelo CEE

Uespi contabiliza 371 cursos reconhecidos pelo CEE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordenadoria de Planejamento (CPLAN) da Universidade Estadual do Piau? (Uespi), por meio da Divis?o de Desenvolvimento Institucional (DDI), divulgou um levantamento que mostra o desempenho da Universidade no processo de reconhecimento dos seus cursos de gradua??o em Regime Regular, Especial e Superior Seq?encial de Forma??o Espec?fica. Em 2002, a CPLAN contabilizava apenas 12 cursos do Regime Regular reconhecidos, mas agora esse n?mero passou para 371 entre regulares, especiais e seq?enciais.

Desde 1996, com a aprova??o da Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o (LDB), a compet?ncia de reconhecimento dos cursos das Universidades Estaduais e Municipais ficou sob a responsabilidade dos Conselhos Estaduais de Educa??o (CEEs), antes uma atribui??o do Conselho Nacional de Educa??o (CNE). Todavia, a LDB coloca, tamb?m, que os cursos, a partir de 1996, seriam reconhecidos por local. O Curso de Pedagogia, por exemplo, em Regime Especial, foi reconhecido em todos os 66 campi e n?cleos.

Diante disso, o Regime Especial teve 310 gradua?es reconhecidas, em 10 modalidades de licenciatura. O Regime Regular que em 2002 havia apenas 12 cursos reconhecidos, hoje s?o 38. Al?m disso, 23 cursos seq?enciais tamb?m obtiveram reconhecimento. A Universidade, agora, depois de reconhec?-los, passa por um novo desafio: revalidar os cursos cujo prazo de reconhecimento encontra-se expirando. Para exemplificar, Psicologia da Facime, que foi reconhecido em 2003 por tr?s anos, foi recentemente revalidado por mais cinco anos. Esse ? um processo natural pelo qual todos os cursos passar?o. Dentro do prazo estipulado de reconhecimento, a Universidade precisa atender ?s exig?ncias das comiss?es t?cnicas de reconhecimento, deixadas nos relat?rios.

O primeiro passo para reconhecer um curso ? levantar informa?es sobre a estrutura f?sica e humana da gradua??o. Depois, emite-se o relat?rio ao Conselho Estadual de Educa??o (CEE/PI) com a solicita??o de Reconhecimento. A partir disso, o Conselho nomeia uma comiss?o t?cnica, formada por professores especialistas, para verificar as condi?es t?cnicas de funcionamento dos cursos (infra-estrutura e recursos humanos). Em seguida, o relat?rio elaborado pela equipe sobre as condi?es em que se encontra o curso passa pelo crivo do CEE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES