Uespi e Sejus vão ofertar curso com 60 vagas para três cidades

As vagas serão para as cidades de Picos, Parnaíba e Floriano.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) firmaram mais uma parceria no sentido de qualificar os servidores piauienses. Trata-se de um curso de extensão de 120h em Gestão e Operações do Sistema Penitenciário, que destinará 60 vagas a agentes penitenciários das cidades de Picos, Parnaíba e Floriano, sendo 20 para cada uma.

A assinatura do termo de cooperação entre os órgãos contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, em evento realizado na Secretaria da Justiça, na sexta-feira (7).

Além do curso de extensão citado, a Uespi e Sejus também são parceiras em outros projetos, como o curso de especialização lato sensu em Gestão Prisional, o primeiro do gênero no Brasil. Sobre isso, o governador Wellington Dias comentou que “o Piauí tem uma estrutura de formação e nela há garantia agora de uma coisa que é inédita no Brasil que é o curso de especialização para agentes, em parceria com a Uespi. Nesse caso, agora estamos ampliando para que a Uespi possa atuar em outras áreas, na gestão, para garantir mais qualidade e segurança com aquilo que hoje nós temos de mais atualizado no Brasil e no mundo nesta área, e eu acredito muito no poder da educação como instrumento para a qualidade dos serviços prestados”.

A reitora em exercício da Uespi, Bárbara Melo, afirma que, com esse curso, a parceria da instituição com a Sejus está cada vez mais solidificada. “Hoje, nós estamos assinando mais uma importante parceria com a Sejus, que é o termo de cooperação técnico-cientifica do curso de extensão em gestão e operações no sistema penitenciário do Piauí, já somos parceiros da Sejus há muito tempo. Atualmente, está sendo realizado o curso de especialização em gestão prisional, e agora a gente renova a parceria oferecendo esse curso de extensão”, acrescenta Melo.

O secretário da Sejus, Daniel Oliveira, informou que por meio dos cursos desenvolvidos pela Academia de Formação Penitenciária (Acadepen) já foram qualificados mais de 500 profissionais, dentre policiais militares e agentes penitenciários. “Essa escola representa o compromisso do estado e também da secretaria com a qualificação e valorização do servidor e compromisso de prestarmos um melhor serviço público a partir desses cursos aqui desenvolvidos. São cursos que permitem também uma ascensão na carreira, ascensão funcional”, garantiu Oliveira.

Sobre esse ganho para a carreira dos servidores, também se manifestou o diretor da Acadepen, Jacinto Teles. “O servidor com esse curso, além do conhecimento para o dia a dia no trabalho penitenciário, também se habilita para ser promovido na sua carreira, como da terceira classe para a segunda classe, por exemplo, e essa promoção por merecimento tem que ter no mínimo um curso de 120h”, destaca Teles.

Representando a Pró-Reitoria de Extensão da Uespi, também se fez presente ao evento o chefe da Divisão Sócio-Cultural da instituição, Oscar Carvalho. “A importância desse termo de cooperação entre a Uespi e Sejus é a de cumprir exatamente uma das missões da Universidade Estadual, que é a extensão, interagindo com todos os órgãos governamentais e principalmente nesse momento trabalhando diretamente com os gestores, com os agentes que atuam dentro das penitenciárias. Então, é um curso de extensão bastante importante para a sociedade piauiense até porque tem o ponto principal também que é a qualificação dos servidores”, concluiu Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES