Uespi: MP pede ilegalidade de seleção para cargo de professor

A ação civil pública foi motivada pelo anúncio da direção da Uespi sobre a realização de processo seletivo para professor substituto.

Avalie a matéria:
FERNANDO SANTOS | Promotor quer concurso com 400 vagas | Reprodução Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor de Justiça Fernando Santos impetrou ontem ação civil pública em que pede a ilegalidade do processo seletivo para a contratação temporária de professores realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Segundo ele, o processo deve ser cancelado, já que é dever da instituição realizar concurso público para professores efetivos, suprindo a carência de docentes na instituição.

Fernando Santos afirmou que o Ministério Público entende que a Universidade deve realizar concurso público para no mínimo 400 vagas. ?Reforçamos que a ilegalidade na Uespi se encontra na escolha da modalidade do processo seletivo para contratação de professores. A regra é a admissão mediante concurso público, sendo a contratação temporária, a exceção, que deve ser realizada somente em casos excepcionais?, explicou.

A ação civil pública foi motivada pelo anúncio da direção da Uespi sobre a realização de processo seletivo para professor substituto em 17 campi do interior do Estado, como Esperantina, São Raimundo Nonato, Floriano e Barras. ?São cidades que não possuem nenhum professor efetivo. Existem casos em que o número de professores temporários é maior que o de professores efetivos?, disse.

O Ministério Público realizou, no mês de maio, uma audiência pública para discutir a estrutura dos campi da Uespi no interior e capital do Estado. Durante a audiência, foram constatados que aproximadamente 14 cursos, espalhados nos polos da Uespi que atendem o interior do Estado, funcionam irregularmente, sem professores efetivos, além de possuírem um quadro reduzido de docentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES