UESPI oferta 205 bolsas para pesquisas científicas no PIBIC e PIBITI

As inscrições estarão abertas durante o período de 18 de Março a 27 de abril de 2019

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí abre edital com 205 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2019-2020. Do total, são 198 para PIBIC e 7 para PIBITI. As inscrições estarão abertas durante o período de 18 de Março a 27 de abril de 2019.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Gustavo Gusmão, é importante que os alunos participem dos programas para o desenvolvimento dos conhecimentos metodológicos dentro da graduação. “O papel da universidade é principalmente proporcionar ao aluno esse contato teórico-prático com as pesquisas que envolvem suas áreas de conhecimento. O aluno ao ser orientado por um professor experiente abre mais ainda suas perspectivas e seu campo de ideias”, pontua.

As pesquisas abrangem todas as áreas do conhecimento. O professor Tadeu Barbosa, do curso de agronomia do campus de Uruçuí, por exemplo, desenvolveu uma pesquisa sobre a Resistência da Curuquerê do Algodoeiro à Inseticidas, dentro da área de Ciências Agrárias, com as alunas Maria Félix Gomes e Tainara Moura Sousa. O trabalho foi premiado em 1º lugar no XVIII Simpósio de Produção Científica e o XVII Seminário de Iniciação Científica em 2018.

A pesquisa mostra que a medida em que o nível tecnológico e a extensão territorial da cultura do algodão aumenta, também aumenta a pressão por fatores bióticos, dentre eles as pragas, como é o caso da Lagarta Curuquerê, considerada uma da piores pragas do algodão. O objetivo do trabalho foi determinar a magnitude da resistência da praga Curuquerê aos inseticidas.

Segundo o professor Tadeu Barbosa, os resultados da pesquisa têm gerado informações para os diferentes níveis da sociedade agrícola, especialmente para o Cerrado do Sul do Piauí, onde as pequenas áreas, com baixo grau de investimento, passaram a ser substituídas pela agricultura empresarial. “Ao pesquisarem, as alunas tiveram contato direto com a realidade que lidarão na sua carreira profissional. Enquanto perspectivas futuras, devido às informações geradas nesse trabalho, espera-se o aumento da renda e geração de emprego, sobretudo pela melhoria da produção da cultura do algodão”, destaca o docente que integra o Laboratório de Toxicologia de Inseticidas do campus de Uruçuí.

A orientanda, Maria Félix Gomes, destaca sobre a importância do aluno conhecer o campo de pesquisa: “É importante a inserção do acadêmico na pesquisa científica, quando isso acontece creio que leva o aluno a buscar cada vez mais o conhecimento durante sua graduação e até mesmo após, como foi o meu caso. Hoje nós sabemos que a Agricultura é o que movimenta em boa parte a economia nacional, e as pragas agrícolas são uma ameaça para esse setor, daí a importância de estudá-las”, disse aluna que está ingressando no mestrado.

Inscrições no PIBIC e PIBITI

Os programas PIBIC e PIBITI tem como objetivo o apoio às atividades de pesquisa científicas realizadas por docentes e discentes da Universidade. Os pesquisadores interessados devem realizar as inscrições pelo SIGPROP, por meio do preenchimento dos dados cadastrais do(a) orientador(a), no período de 18 de Março a 27 de abril de 2019. Cada pesquisador poderá submeter até 4 projetos, independente da modalidade. No sistema será feito o cadastro da área de conhecimento da CAPES, onde o pesquisador deseja que o seu projeto de pesquisa seja avaliado, cadastro do Currículo Lattes, preenchimento da planilha de produção acadêmica, cadastro do projeto de pesquisa, cadastro do(a) discente e geração do comprovante de submissão da proposta.

Os programas buscam estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Além disso, despertam a vocação científica e incentivam talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES