Uespi organiza comissão para regulamentar uso de animais em pesquisas

Comissão de Ética no Uso de Animais vai regulamentar de forma racional e humanitária o uso de animais para pesquisa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) instituiu a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), com a finalidade de regulamentar de forma racional e humanitária o uso de animais para fins de pesquisa acadêmica na instituição. Diante disso, o órgão deverá examinar previamente os protocolos de pesquisa e de ensino que envolvam o uso de animais, com base em aspectos éticos e legais; além de acompanhar a evolução do protocolo de pesquisa ou de ensino, através de relatórios parciais e finais dos pesquisadores.

A vistoria das instalações onde se realizam os projetos de pesquisa e os laboratórios de aula prática, bem como os locais destinados à criação ou alojamento dos animais, deverá atender aos padrões e normas definidas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A Comissão de Ética no Uso de Animais também será responsável pela apuração de denúncias de maus-tratos relativas aos animais disponibilizados para atividades de ensino e pesquisa no âmbito da Uespi, além de investigar acidentes ocorridos no decorrer de atividades de criação, pesquisa e ensino.

A CEUA desempenhará papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência e orientando os pesquisadores sobre procedimentos de pesquisa, visando o emprego de técnicas para a atenuação de sofrimento animal, redução do número de animais envolvidos nos estudos, bem como práticas de substituição. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (25).

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES