Uespi promove II Seminário sobre Cotas no Ensino Superior

Uespi promove II Seminário sobre Cotas no Ensino Superior

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quest?o das cotas para minorias nas universidades ? uma das tem?ticas mais discutidas atualmente no Pa?s. Em virtude disso, a Pr?-reitoria de Assuntos Comunit?rios e Estudantis (Prex) da Universidade Estadual do Piau? (Uespi) promover?, nos dias 13 e 14 pr?ximos, no audit?rio do Pal?cio do Piraj?, o II Semin?rio Institucional sobre o Sistema de Cotas na Uespi - A?es Afirmativas para o Ensino Superior, com o objetivo de dialogar e enriquecer o debate com a comunidade acad?mica e a sociedade civil sobre a proposta de inclus?o, que ? prerrogativa de toda institui??o p?blica de ensino superior.

As atividades do semin?rio (palestras e debates) buscar?o delinear aspectos pol?tico-?ticos das a?es afirmativas - pol?ticas de Estado que objetivam proporcionar a inclus?o de grupos historicamente exclu?dos de espa?os valorizados na sociedade -, sempre observando a realidade da Uespi e as implica?es que essas a?es teriam no ?mbito do acesso e perman?ncia na universidade. Para isso, o semin?rio trar? explana?es de experi?ncias e resultados obtidos em outras institui?es.

A programa??o conta com palestras e mesas-redondas nas quais estar?o reunidos professores da Uespi e de outras universidades, al?m da presen?a de representantes da Secretaria Estadual da Educa??o e Cultura, do Poder Legislativo, estudantes secundaristas e do Movimento Negro. Do evento participar? o professor doutor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, do Departamento de Sociologia e Antropologia e coordenador do N?cleo de Estudos Afro-Brasileiros, da Universidade Federal do Maranh?o (UFMA).

Carlos Benedito apresentar? a palestra As A?es Afirmativas enquanto Pol?tica de Estado, ?s 9h30 do dia 13. A professora doutora M?rcia Souto Maior tamb?m marcar? presen?a no evento. No segundo dia do semin?rio, apresentar? os resultados da experi?ncia de cotas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Sua palestra est? marcada para as 14h30.

Por meio desse evento, a Uespi d? mais um passo rumo ao planejamento de a?es cuja meta n?o ? apenas o acesso, mas tamb?m a perman?ncia no ensino superior de grupos historicamente exclu?dos, considerando o papel do Estado nas pol?ticas de proposi?es e sustenta??o dessas a?es afirmativas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES