Uespi promove II seminário sobre sistema de cotas

Uespi promove II seminário sobre sistema de cotas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quest?o das cotas para minorias nas universidades ? uma das tem?ticas mais discutidas atualmente no Pa?s. Em virtude disso, a Pr?-Reitoria de Extens?o, Assuntos Estudantis e Comunit?rios (Prex), da Universidade Estadual do Piau? (Uespi) promover?, nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14, no Audit?rio do Pal?cio Piraj?, o II Semin?rio Institucional sobre o Sistema de Cotas na Uespi - A?es Afirmativas para o Ensino Superior, com o objetivo de dialogar e enriquecer o debate com a comunidade acad?mica e a sociedade civil sobre a proposta de inclus?o, prerrogativa de toda institui??o p?blica de ensino superior.

As atividades realizadas durante o Semin?rio (palestras e debates) buscar?o delinear aspectos pol?tico-?ticos das a?es afirmativas - pol?ticas de Estado que objetivam proporcionar a inclus?o de grupos historicamente exclu?dos de espa?os valorizados na sociedade - sempre observando a realidade da Uespi e as implica?es que essas a?es teriam no ?mbito do acesso e perman?ncia na Universidade. Para isso, o semin?rio trar? explana?es de experi?ncias e resultados obtidos em outras institui?es.

A programa??o conta com palestras e mesas-redondas que v?o reunir professores da Uespi e de outras universidades, al?m da presen?a de representantes da Secretaria Estadual de Educa??o, do Poder Legislativo, Estudantes Secundaristas e do Movimento Negro. Estar? presente o professor-doutor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, do Departamento de Sociologia e Antropologia e coordenador do N?cleo de Estudos Afro-Brasileiros, da UFMA. Carlos Benedito apresentar? a palestra As A?es Afirmativas enquanto Pol?tica de Estado, ?s 9h30 desta quinta-feira, 13. A professora-doutora M?rcia Souto Maior M. S? tamb?m estar? no audit?rio do Pal?cio Piraj?. Ela trar? aos participantes do semin?rio os resultados da experi?ncia de cotas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, ?s 14h30 desta quinta-feira, 13.

Atrav?s desse evento, a Universidade Estadual do Piau? d? mais um passo rumo ao planejamento de a?es, cuja meta n?o ? apenas o acesso, mas tamb?m a perman?ncia no ensino superior de grupos historicamente exclu?dos, considerando o papel do Estado nas pol?ticas de proposi?es e sustenta??o destas a?es afirmativas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES