Uespi reabre debate sobre cotas

Uespi reabre debate sobre cotas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tiveram in?cio, na manh? desta quinta-feira (13), no audit?rio do Pal?cio Piraj?, as atividades do evento A?es Afirmativas para o Ensino Superior: II Semin?rio Institucional sobre o Sistema de Cotas na Uespi, que se estender? at? esta sexta-feira (14). Do primeiro dia, participaram a reitora da Universidade Estadual do Piau? (Uespi), Val?ria Madeira; o deputado estadual Jo?o de Deus, como representante do Poder Legislativo; e a pr?-reitora de Assuntos Estudantis e Comunit?rios (Prex) da Uespi, Socorro Machado.

O deputado Jo?o de Deus defendeu a integra??o entre Uespi e Assembl?ia Legislativa para a defini??o de uma pol?tica de cotas pela universidade para que venha a ser transformada em lei. ?Essa ? uma discuss?o que n?o pode ficar concentrada em um dos lados. Universidade e Assembl?ia devem trabalhar juntas?, afirmou.

A professora Socorro Machado, por sua vez, defendeu a cria??o de pol?ticas que permitam n?o s? o acesso, mas tamb?m a perman?ncia do estudante cotista na universidade, o que foi ratificado pela reitora Val?ria Madeira. ?Temos que criar maneiras de manter o aluno na institui??o para que as cotas n?o sejam vistas apenas como medida compensat?ria?, ressaltou a reitora.

A palestra de abertura do semin?rio foi ministrada pelo professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, do Departamento de Sociologia e Antropologia e coordenador do N?cleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranh?o (UFMA). Em sua palestra, intitulada As a?es Afirmativas enquanto Pol?tica de Estado, o professor fez um retrospecto da evolu??o do Movimento Negro e das a?es desenvolvidas para repudiar e combater pr?ticas racistas e discriminat?rias em diferentes inst?ncias da sociedade.

Carlos Benedito atribuiu ao Movimento Negro a conquista das atuais a?es afirmativas oferecidas pelos ?rg?os p?blicos e chamou a aten??o para a necessidade de mais provid?ncias nesse sentido. ?Temos que adotar mais a?es para construir uma sociedade pluricultural, multi?tnica e verdadeiramente democr?tica. Assim, estaremos prestando contas com a hist?ria?, destacou.

Na tarde desta quinta-feira, a partir das 14h30, o II Semin?rio Institucional sobre o Sistema de Cotas na Uespi conta com a participa??o da professora doutora M?rcia Souto Maior, diretora do Departamento de Projetos Especiais e Inova?es (DPEI), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ela mostrar? aos participantes os resultados obtidos pela UERJ no que diz respeito ao sistema de cotas.

?s 16h30, tamb?m desta quinta-feira, haver? uma mesa-redonda com o tema Cotas para Educa??o Superior: Acesso e Perman?ncia, com representantes da Secretaria Estadual da Educa??o e Cultura, do Poder Legislativo, dos estudantes secundaristas e do Movimento Negro, al?m do N?cleo de Estudos e Pesquisas Afro (Nepa/Uespi). O evento ser? encerrado nesta sexta-feira, ?s 9 horas, com um debate sobre o tema Por uma proposta de cotas para a Uespi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES