Uespi se torna o principal elo do Brasil com a Alemanha

A novidade foi anunciada após a instituição ter sido selecionada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA (11) DO JORNAL MEIO NORTE

Com perspectiva de início para 2015, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) oferecerá o curso letras/ alemão. A novidade foi anunciada após a instituição ter sido selecionada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico(DAAD), em edital que contou com a participação de cerca de 100 entidades de ensino superior do país, sendo que destas apenas 10 foram contempladas. Cumprindo todos os requisitos exigidos, a Uespi ficou em sexto no ranking e agora já se planeja para montar as diretrizes da nova modalidade.

A informação é tida como um grande passo no elo entre a entidade e a Alemanha, porém essa não é a primeira vez que são desenvolvidos projetos desta nação amiga com a universidade piauiense, pelo contrário, eles tem sido intensificados com o sucesso da parceria.

Desse modo, com o desenvolvimento das relações entre Brasil e Alemanha, nosso principal parceiro comercial na Europa, fica cada vez mais relevante o aprendizado da língua. O curso durará quatro anos e promete intensificar o intercâmbio nas nações. Essa aproximação vem sendo orquestrada há bastante tempo, e a cultura do país europeu tem sido difundida com frequência nas cidades brasileiras, essa junção ajuda a ampliar os horizontes, principalmente quando o assunto é a economia.

O curso será totalmente gratuito, sendo oferecido pelo DAAD e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação). Não haverá distinções na escolha dos estudantes, podem participar tanto acadêmicos quanto a comunidade em geral. ?Vai viabilizar o conhecimento de uma língua estrangeira para todos os docentes em letras, para os discentes e para a comunidade em geral. Vamos nos preparar para futuramente implantar o curso de Letras/Alemão na UESPI?, aponta a professora Margareth Torres.

As disciplinas do curso serão ministradas por professores vindos da Alemanha, o que facilitará ainda mais a aproximação dos dois países. ?Essa parceria irá aproximar a UESPI da Alemanha e isso trará mais oportunidades para os docentes e discentes da instituição, já que o Governo Federal está investindo em projetos brasileiros em parceria com a Alemanha?, observa o professor Francisco Lima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES