UESPI: maior representatividade de professores entre negros e pardos

Segundo dados do Censo da Educação Superior, 2018, divulgado este ano pelo Ministério da Educação (MEC), a UESPI conta com 908 professores autodeclarados negros e pardoS

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na semana da Consciência Negra e de um dos maiores eventos da instituição, o África Brasil, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) se destaca, em números percentuais,  como a instituição pública de ensino superior do Brasil com maior representatividade de docentes negros e pardos. 

Segundo dados do Censo da Educação Superior, 2018, divulgado este ano pelo Ministério da Educação (MEC), a UESPI conta com 908 professores autodeclarados negros e pardos, o que corresponde a 74% do total de professores da Universidade.

De acordo com a Revista Quero, que divulgou os dados mais específicos quanto a essa representação, a pesquisa foi com base em universidade (públicas e privadas) com mais de 500 professores “em exercício”.  “Apenas sete universidades privadas do Brasil possuem maioria de negros entre seus professores. Entre as universidades públicas, esse número é ainda menor: somente cinco instituições possuem maioria de docentes negros, espalhados em estados do Norte e Nordeste”.

Prof. Élio se destaca na UESPI e no estado na luta pelos direitos do povo negro |foto: Arnaldo Alves

Segundo o primeiro professor negro com doutorado da UESPI, Élio Ferreira, desde 1995 a instituição promove a inclusão de temáticas destinadas ao povo negro, como, por exemplo, a realização de eventos e debates para aumentar a visibilidade dessa temática, além de projetos e programas de extensão e trabalhos de pesquisa no ensino e na pós-graduação de diferentes cursos.

“A UESPI foi a primeira a receber uma comemoração a Zumbi dos Palmares, em 1995, pelos seus 300 anos. A partir disso, fomentamos essa temática e não paramos mais. Essa conquista da representação dos negros aqui é resultado do trabalho de várias décadas dos povos negros da instituição. A UESPI é lugar desse povo. Aqui a gente promove questões de matrizes africanas, realiza eventos, como, por exemplo o África Brasil para que a população afro-descedente se sinta familiarizada e tenha mais visibilidade”, explica o Prof. Drº Helio Ferreira.

A professora e Coordenadora do África Brasil, Iraneide Soares, destacou que as cinco universidades públicas com mais professores negros do país  estão no Nordeste. “Nessa lista a UESPI está em primeiro lugar do Brasil. Para nós é muito importante saber desse resultado, pois ele mostra todo o esforço e luta do povo negro, em especial dos professores do Piauí”, afirmou.

A profa. Iraneide Soares a UESPI afirma que a UESPI tem espaço aberto para a população negra |foto: Arnaldo Alves

A UESPI, desde 2008 e de acordo com a Lei Estadual 5791, determina 30% das vagas ofertadas nos cursos de graduação da instituição devem ser reservadas a essas políticas sociais e afirmativas. Há também nos programas de pesquisa da instituição incentivos de bolsas para quem ingressou pelo sistema de cotas.

Para o reitor em exercício, Prof. Evandro Alberto, esses dados comprovam que as políticas afirmativas são necessárias porque trazem oportunidades educacionais para a população negra. Ele complementa que as politicas públicas precisam igualar essa proporção das oportunidades entre todos os brasileiros para que o Estado cumpra seu papel diante da sociedade. “Estamos felizes de receber essa notícia de que somos uma instituição de ensino com maior representatividade entre negros e pardos do país. Esse é um dado que comprova nossa mistura de cor, de raças, de sons, de ideias, de experiências e de empatias. Somos plurais e continuaremos assim, porque somos mais fortes”, concluiu o reitor.

O prof. Evandro Alberto destaca o pluralismo da UESPI e reafirma o combate a qualquer tipo de preconceito



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES