UFMA alerta sobre o uso de remédios contra dengue

O paracetamol pode agravar ainda mais o problema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do constante aumento de casos de dengue, a Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa), condenou o uso indiscriminado, abusivo ou mesmo sem uma correta indica??o de antit?rmicos e analg?sicos no tratamento da doen?a.

De acordo com Raimundo Ant?nio Gomes Oliveira, chefe do departamento de Farm?cia da UFMA, em geral, o paciente com dengue diminui a contagem de plaquetas no sangue(as plaquetas s?o c?lulas que auxiliam na circula??o sangu?nia), por isso ? preciso muito cuidado na hora de tomar medicamentos contra a dengue. ?Os analg?sicos e antit?rmicos diminuem a fun??o de adicionamento das plaquetas, logo o uso dos mesmos em pacientes com dengue produz riscos de sangramento?, afirma.

Segundo a Anvisa, o uso do paracetamol, muito utilizado na ameniza??o da febre e dores de cabe?a, ? um medicamento eficaz e seguro quando tomado de forma racional e com indica??o correta. Entretanto, necessita de maiores cuidados em rela??o ? dose a ser administrada.

Nos casos de dengue hemorr?gica, o mais alto est?gio da doen?a, pode-se chegar ? fal?ncia do tecido hep?tico, ?rg?o que auxilia o sangue assimilar as subst?ncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e toxinas. Por isso, o paracetamol pode agravar ainda mais o problema, pois, mesmo em pequenas doses, agride essas c?lulas e pode causar danos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES