UFPI aciona PF para investigar mensagem em massa enviada por aluno

A mensagem aparentemente inofensiva deseja “Feliz Ano Novo\“

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A  Universidade Federal do Piauí - UFPI anunciou na tarde da última quarta-feira (02) que acionou a Polícia Federal para investigar o envio de mensagens em massa disparada por um estudante de informática a centenas de integrantes da comunidade acadêmica. A mensagem que aparentemente seria inofensiva e deseja “Feliz Ano Novo” deixou membros da universidade preocupados e criou especulações de que um estudante teria invadido o sistema da instituição (Sigaa), já que a mensagem aparecia como assinada pela administração da UFPI. 

Em nota a Universidade Federal do Piauí informou que a integridade do sistema e a de seus usuários estão intactas e preservadas, e que o aluno envolvido utilizou-se de alguma ferramenta para automatizar o envio de mensagens para várias pessoas simultaneamente, via caixa postal do próprio sistema, com conteúdo de autopromoção/divulgação. 

Apesar disso, a universidade comunicou que a Polícia Federal foi acionada “para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis quanto ao fato”. “A UFPI ratifica que preza pela integridade dos usuários do SIGAA e garante a segurança do acesso à informação da instituição como um direito a todos”, disse a instituição.

Confira a nota na íntegra

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), informa que, sobre o caso de envio de e-mails de massa, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) não foi invadido. A integridade do sistema e a de seus usuários estão intactas e preservadas. Informa, ainda que, o aluno envolvido, utilizou-se de alguma ferramenta para automatizar o envio de mensagens para várias pessoas simultaneamente, via caixa postal do próprio sistema, com conteúdo de autopromoção/divulgação. 

As informações já foram encaminhadas a Polícia Federal (PF) para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis quanto ao fato. 

A UFPI ratifica que preza pela integridade dos usuários do SIGAA e garante a segurança do acesso à informação da instituição como um direito a todos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES