UFPI: Apenas 2 professores teriam reajuste de 45%

Na Universidade Federal do Piauí, apenas dois professores serão contemplados com os 45% de reajuste salarial, se for aceita a proposta do Governo.

Universidade Federal do Piauí. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O impasse entre professores de universidades e institutos federais de todo o Brasil continua. Um dos pontos que levou os docentes a rejeitarem a proposta do Governo Federal de reajuste de até 45% é o fato de esse percentual alcançar um número irrisório de profissionais.

Na Universidade Federal do Piauí, segundo o membro Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Geraldo Carvalho, apenas dois professores serão contemplados com os 45% de reajuste salarial.

O governo ofereceu um reajuste até 2015 que chega a 45% para os professores de universidades titulares, com doutorado, o nível mais alto da carreira; e um mínimo de 24,4% para o professor associado, com doutorado, de nível 1.

Para os mestres, quase todos os reajustes ficam perto da casa dos 25%. Para os professores de ensino técnico ou básico que têm apenas graduação, o reajuste fica em 22%.

?Esses 45% chegarão a apenas 10% da categoria a nível nacional. Já no Piauí, no caso da UFPI, apenas dois professores serão contemplados com esse percentual, o que é um número muito pequeno, não podemos aprovar uma proposta como essa.

E o que é pior, 86% dos profissionais terão redução de 5% nos seus salários por conta da inflação ao longo destes três anos. Ou seja, a proposta não considera a inflação. Nós queremos uma reestruturação da profissão, mas essa proposta desestrutura?, disse Geraldo Carvalho.

Durante toda esta semana, os docentes realizaram assembleias gerais por todo o país e muitas das universidades rejeitaram a proposta do Governo Federal, inclusive a Universidade Federal do Piauí. ?Nós não podíamos aprovar essa proposta que não beneficia a maioria dos docentes.

O aumento real será de apenas 5% para aqueles que estão no topo da carreira. Vamos esperar a decisão a nível nacional?, disse o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí ? ADUFPI, Mário Ângelo.

A categoria se reunirá com representantes do Governo Federal na tarde de segunda-feira (23), em Brasília, quando será dada uma resposta da categoria à proposta.

?No mesmo horário, nós vamos realizar, na Adufpi, uma vigília, com atividades e apresentação de documentos para a discussão da proposta?, disse o presidente da Adufpi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES