UFPI é a 49º melhor universidade do país, mostra ranking

No Nordeste, a UFPI ocupa o novo lugar dentre as federais do Nordeste

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornal Folha de S. Paulo divulgou nessa segunda-feira um ranking que classifica 191 instituições de ensino superior do Brasil, incluindo públicas e privadas. A Universidade Federal do Piauí, segundo o levantamento, é a nona dentre as federais do Nordeste, ocupando o 49° lugar, com uma nota de 47,7. A primeira do ranking, a USP, teve nota de 98,78, mais que o dobro da UFPI. A melhor do Nordeste, a Federal de Pernambuco, ficou em 10° lugar no ranking geral com nota de 77, 13.

Segundo o jornal, foram utilizados quatro indicadores para compor a fórmula:

- Qualidade da pesquisa: O jornal analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo. Peso: 0 a 55 pontos

- Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.

- Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos

- Indicador de inovação: O jornal analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos.

Na qualidade de ensino a UFPI não pontuou. Em qualidade de pesquisa ela tirou 35,46, em um indicador que vai até 55. No quesito Avaliação do mercado ficou com 9,74 e Indicador de inovação teve 2,5 pontos.

OUTRO LADO

O Meio Norte.com procurou a Assessoria de Comunicação da UFPI para comentar o ranking do jornal Folha de S. Paulo. No primeiro contato, o órgão disse desconhecer a pesquisa. Logo em seguida, a assessora Samanta Castelo Branco ligou para nossa reportagem e criticou os quesitos usados pela publicação e os chamou de "subjetivos". Segundo ela, o reitor vai estudar o levantamento antes de comentar o ranking.

Clique na imagem para ampliar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES