UFPI é autorizada a retomar cobranças em cursos de extensão, decide TRF1

Em defesa da UFPI, a Procuradoria Federal da Advocacia-Geral da União no Piauí entrou com recurso extraordinário pleiteando a mudança da decisão

UFPI é autorizada a retomar cobranças em cursos de extensão, decide TRF1 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) pode retomar a cobrança de taxas de inscrição, matrícula e/ou mensalidade em cursos de extensão, oferecidos pela Instituição. É o que determina o juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Gláucio Maciel, ao reformular acórdão da 6ª turma do TRF1, que havia dado ganho à ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal, que pediu a suspensão de cobrança de qualquer espécie de taxa para custeio dos cursos de extensão e instrumentais, ministrados pela UFPI. Era uma disputa que já durava 12 anos, desde que a ação se iniciou. Em 2019, a medida tornou-se expressa, proibindo a UFPI de cobrar taxas de inscrição em cursos de extensão, especialmente, de idiomas. 

Em defesa da UFPI, a Procuradoria Federal da Advocacia-Geral da União no Piauí entrou com recurso extraordinário pleiteando a mudança da decisão colegiada, pedindo julgamento de improcedência da demanda. O recurso se apoiou na divergência entre o acórdão e tese já firmada pelo Supremo Tribunal Federal, de que a garantia constitucional da gratuidade de ensino nas universidades federais se concentra em cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, e, portanto, não proíbe a cobrança de mensalidade em cursos de especialização, atualização ou  aperfeiçoamento.

Em defesa da UFPI, a Procuradoria Federal da Advocacia-Geral da União no Piauí entrou com recurso extraordinário - Foto: Ascom

"A decisão anterior do TRF1, que proibia a UFPI de 'cobrar de seus alunos quaisquer valores a título de taxas de matrícula ou de instrução como condição à frequência dos cursos de extensão e instrumentais' não poderia se sustentar frente à decisão do STF', explica Caio Coelho Batista Cavalcante Nogueira, Procurador-Chefe da Procuradoria Federal da Advocacia-Geral da União no Piauí.

O retorno dos autos e nova avaliação da questão pela 6ª turma do TRF1 foi uma determinação da vice-presidência do Tribunal, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisão do dia 19 de julho deste ano, a 6ª turma do TRF1, com relatoria do juiz Gláucio Maciel, votou a favor da UFPI pela manutenção da cobrança das taxas.

Reunião de articulação do Reitor Gildásio Guedes com o Procurador-chefe da PGF no PI, Caio Nogueira ( à esquerda) e o Procurador-chefe da Procuradoria junto à UFPI, Luciano Rezende, em março desde ano, para tratar do tema - Foto: Ascom

“Tendo o acórdão recorrido contrariado o entendimento fixado no aresto paradigma, impõe-se o juízo de retratação, para que, admitida a cobrança de taxas em cursos de extensão oferecidos pela UFPI", diz a decisão. “Em face do exposto, nego provimento à remessa oficial, em juízo de retratação, mantendo-se todos os termos da sentença de improcedência da demanda”, completa o voto do juiz relator da 6ª turma do TRF1, Gláucio Maciel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES