UFPI inaugura 1° Laboratório de Geoquímica do Nordeste

O LAGO é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí e o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES)da Petrobras

Avalie a matéria:
SOLENIDADE | O reitor da UFPI, Arimatéia Lopes, inaugurou laboratório junto a representantes da Petrobras | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A série do caderno Theresina, do Jornal Meio Norte desta sexta (15), traz uma reportagem das repórteres

Carolina Durães e Aline Damasceno que mostra que o Piauí deu a largada para realizar pesquisas voltadas à descoberta de novas fontes de óleo e gás. Através do Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGO), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), inaugurado na quinta-feira (14), o Estado passa a ter o primeiro laboratório dessa natureza na Região Nordeste.

O LAGO é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí e o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobras. A escolha do Piauí para instalação de um laboratório com a finalidade de realização de estudos em geoquímica orgânica se deu pela estrutura geológica do Estado, formada por terrenos sedimentares constituintes da bacia sedimentar do Meio-Norte e, ainda, por conta dos recursos humanos existentes na UFPI.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes os representantes da Petrobras: o gerente de Geoquímica, Mário Duncan Rangel; o interlocutor técnico do convênio, Dr. Eugênio Vaz dos Santos Neto; e o economista e ponto focal do Nordeste da Gerência de Relacionamento com a Comunidade da Ciência e da Tecnologia, Paulo Márcio da Silva Cordeiro. Além deles, membros da reitoria, professores, diretores e acadêmicos, também marcaram presença.

De acordo com o Eugênio Vaz dos Santos Neto, a inauguração do LAGO é mais que relevante no ponto de vista do desenvolvimento do Piauí e do Brasil. ?A parte parte da inovação tem sido excelente até agora e com essa inauguração temos o início de uma nova era que vai trazer benefícios para a comunidade científica piauiense?, coloca o interlocutor técnico do convênio da Petrobras ao ressaltar que a oferta de pesquisa na área de Geoquímica Orgânica vai aumentar.

?Novos talentos serão revelados e com as ideias que irão surgir, vai haver a possibilidade de difundir esses conhecimentos e obter resultados práticos, que consequentemente, contribuem para a melhoria de vida de todo o povo do país?, acrescenta.

Com a implantação, a UFPI está dando um passo importante para a formação de um polo científico na área. Dentro de seu planejamento, a Petrobrás incluiu as redes temáticas como um mecanismo para alavancar, a um só tempo, a formação, o desenvolvimento científico, a cooperação e a pesquisa, além de atender as demandas mais prementes na exploração do petróleo no Brasil.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL MEIO NORTE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES