UFPI, UESPI e IFPI deverão ofertar mais de oito mil vagas

O Ministério da Educação deve divulgar até o próximo sábado as notas do Exame Nacional do Ensino Médio,pré-requisito para quem pretende concorrer Sisu

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 devem ser divulgadas até sábado pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, os alunos poderão, a partir de segunda-feira, dia 6, fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O sistema ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 6 de janeiro de 2014 até as 23h59 do dia 10 de janeiro de 2014. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta, sendo considerado o horário oficial de Brasília.

No Piauí, a Universidade Federal, a Universidade Estadual e o Instituto Federal de Educação devem ofertar, juntos, mais de 8 mil vagas para ingresso no primeiro semestre de 2014, por meio do SiSU.

A UFPI já divulgou edital de seleção de candidatos para preenchimento das vagas oferecidas para os cursos de graduação da Instituição, modalidade presencial, nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. De acordo com o edital, a Universidade vai oferecer 3.550 vagas para 79 cursos, na modalidade presencial.

Na Universidade Estadual do Piauí, segundo o Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PREG), professor Francisco Soares, serão oferecidas, por meio do Sisu, 3.850 vagas para mais de 100 cursos, em 14 campi. ?30% das vagas serão reservadas para estudantes de escolas públicas.

Dentro disso, 15% são para negros e os outros 15% para as demais pessoas que estudaram em escolas públicas?, explica o professor Soares, ressaltando que a UESPI adota o sistema de cota social e não cota racial.

Os candidatos também poderão concorrer a 1.175 vagas em 30 cursos de graduação do Instituto Federal do Piauí.

De acordo com o chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPI, Robson Alves da Silva, no dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu.

Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

?Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelo IFPI para preencher as vagas que ainda estiverem abertas?, explica.

Inscrições serão feitas exclusivamente pela internet

As inscrições no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site do programa. Somente poderá se inscrever no processo seletivo referente à primeira edição de 2014 o estudante que tenha participado da última edição do Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vagas.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2013. Durante o período de inscrição, de 6 a 10 de janeiro deste ano, o candidato poderá modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao finalizar sua inscrição, é necessário que o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES