Últimas universidades federais retomam aulas só em outubro

Paralisações duraram 4 meses; ano letivo pode ir até abril de 2013. UFPI retoma aulas na próxima segunda-feira (24)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos duas universidades federais que estavam em greve vão retomar as aulas do primeiro semestre de 2012 somente em 1º de outubro: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Pernambuco, e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul. Elas já declararam o fim da paralisação, mas só retomam as atividades em outubro, segundo os sindicatos dos professores que as representam.

O Ministério da Educação anunciou que quer a reposição completa do período em greve. Cada instituição terá autonomia para montar o calendário de reposição. Na maior parte das universidades, o ano letivo de 2012 vai terminar somente em abril de 2013.

Até terça-feira (18), professores de seis universidades ainda estavam em greve, contrariando o indicativo do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), anunciado domingo (16), para encerrar a greve após quatro meses de paralisação. Eram as seguintes: Furg, Unipampa e UFPel, do Rio Grande do Sul; UFPA e Ufopa, do Pará; e Unir, de Rondônia.

Porém, em assembleias nesta quarta-feira (19), elas decidiram terminar o movimento e não há mais nenhuma universidade federal em greve. O movimento iniciado em 17 de maio chegou a ter adesão de 57 das 59 universidades federais do país. Na maioria das universidades, os professores já haviam decidido voltar às atividades.

As aulas serão retomadas nesta quinta-feira em cinco universidades: UFTM, Ufla, UFPB e Unila. Na segunda-feira (24), as atividades voltam em outras 17 instituições.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), as aulas retornam na próxima segunda-feira (24). Os professores vão discutir o adiamento do calendário do segundo semestre de 2012 para o início de 2013.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES