Um alerta especial no Carnaval: proteja-se do HPV

Infecção pelo vírus nem sempre tem sintomas, mas pode levar ao câncer de colo de útero

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carnaval é época de festa e folia. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que a diversão não acarrete futuros problemas de saúde. O uso de preservativos é importante não só para evitar a gravidez, mas também para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o vírus HPV (papilomavírus humano) é altamente infeccioso e um dos principais precursores de câncer de colo do útero ? segunda causa de morte mais frequente de câncer entre as mulheres no Brasil. Ainda, segundo a instituição, aproximadamente 80% da população feminina mundial será infectada pelo menos uma vez na vida pelo HPV.

O HPV em mulheres pode ser assintomático ou provocar corrimento e prurido vaginal, fatores comuns a outras patologias. O aparecimento de verrugas, perceptíveis ou detectadas por um especialista, deve ser estudado e tratado, pois pode evoluir para lesões pré-cancerosas ou câncer de colo uterino. De acordo com a Dra. Sueli Raposo, ginecologista do grupo DASA, 20% dos casos confirmados de HPV evoluem para verrugas e, destes, 5% para câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES