Um morto e treze feridos em rebelião no Ceará

Um morto e treze feridos em rebelião no Ceará

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um preso morreu e outros 12 ficaram feridos, al?m de um PM, em rebeli?o ocorrida, na tarde de ontem, na Casa de Priva??o Provis?ria da Liberdade (CPPL) Desembargador Adalberto Barros Leal, em Caucaia, na Regi?o Metropolitana de Fortaleza (RMF). O tumulto come?ou por volta das 15 horas, quando os soldados PM, C?sar e Feitosa, levavam dois detentos de volta para o Pavilh?o 1, ap?s eles conversarem com seus advogados no parlat?rio.

Ao chegar na ?rua? (galeria) F, os dois presos atacaram o soldado Feitosa e o renderam. Enquanto isso, o outro PM conseguiu fugir e correu para chamar refor?o. Os dois presos tomaram as chaves do PM e abriram as celas da ?rua? F, onde estava cerca de 40 detentos.

Os rebelados queimaram v?rios colch?es e mantiveram o soldado Feitosa como ref?m. Segundo o coronel PM Ant?nio de Oliveira Ferreira, diretor da CPPL, no in?cio da rebeli?o os detentos exigiram r?dios de comunica??o. Antes que a primeira exig?ncia fosse cumprida, um efetivo da Pol?cia Militar invadiu o local. Os rebelados atacaram o ref?m e o agrediram com cossocos (arma artesanal). O Batalh?o de Choque tamb?m foi chamado ao local.

Mas, antes que as equipes do BpChoque chegassem ao local, houve confronto entre a guarda e os presos. Durante o conflito, 13 presos foram atingidos a bala e o PM Feitosa atingindo com v?rios golpes de cossocos desferidos pelos amotinados.

Com a chegada do refor?o policial, os presos baleados, alguns com ferimentos graves, foram levados em ambul?ncias da Prefeitura de Caucaia para o Instituto Doutor Jos? Frota (IJF). No hospital ficou confirmado que um dos presos, Rubens Aguiar Silva, assaltante, morreu na Emerg?ncia.

Dos outros 12 presos feridos, apenas um estava em estado grave devido a um tiro na regi?o do abdome. Ele foi submetido a cirurgia e permanece internado naquele hospital.

Ap?s a situa??o ter sido controlada no Pavilh?o 1, os presos recolhidos no Pavilh?o 3 come?aram a bater nas grades das celas. Policiais militares foram at? o local e constataram que os presidi?rios estavam chamando a aten??o para um dos detentos que passou mal. Ele foi medicado na pr?pria cela e passa bem.

De acordo com o coordenador do Sistema Penitenci?rio da Secretaria de Justi?a, Bento Laurindo, os PMs estavam dentro da unidade prisional substituindo agentes prisionais. ?Eles estavam atuando como agentes, por isso estavam desarmados e a paisana.? Laurindo afirmou que os presos rebelados n?o fizeram nenhuma reivindica??o e salientou que a a??o da PM durante o motim ser? apurada.

No in?cio da noite de ontem, a Secretaria de Justi?a divulgou os nomes dos presos feridos na rebeli?o. A maioria responde por crimes de homic?dio, assalto, furto, tr?fico de drogas e porte ilegal de armas. S?o eles: Abel de Ara?jo Soares, Gilberto Monte da Silva, Glaidson Bezerra do Nascimento, Telmo Alexandre Pinheiro, Paulo C?lio Veras Rodrigues, Jos? Giliard Costa Silva, Thiago Geraldo Cassiano Santos de Barros, Francisco Honimar Sousa da Silva, Tiago Oliveira Farias, Andr? da Silva Vieira, Ant?nio Erl?ndio Cavalcante de Oliveira, Tarc?lio de Sousa da Silva. O corpo de Rubens Aguiar Silva, que respondia por crimes de assalto (roubo), foi removido para o IML.

Por volta das 18 horas, familiares de presos que estavam na Casa de Cust?dia come?aram a chegar ? institui??o para obter informa?es se seus parentes estavam entre os envolvidos na rebeli?o. Alguns se desesperaram quando confirmaram com a dire??o da CPPL a presen?a de parentes entre os feridos. Foi o caso da fam?lia de Gilberto Monte da Silva. Ao confirmar o nome dele entre os feridos, familiares seguiram para o IJF. O diretor da CPPL informou que, desde janeiro ?ltimo, quando assumiu a dire??o da institui??o, esta foi a primeira rebeli?o ocorrida ali.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES