Um terço das pessoas ocupadas trabalha por conta própria no Piauí

A proporção vem crescendo desde o ano passado no estado. No 2º trimestre de 2020, os trabalhadores por conta própria representavam 29,6% do total de pessoas ocupadas

Avalie a matéria:
Um terço das pessoas ocupadas trabalha por conta própria no Piauí | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, cerca de um terço (33,6%) das pessoas ocupadas trabalham por conta própria. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), no Brasil a taxa é de 28,3%. O levantamento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O Piauí é o sétimo estado do país com maior proporção de trabalhadores por conta própria. As taxas superiores são de Pernambuco (33,9%), do Maranhão (34,7%), da Paraíba (34,8%), do Pará (35,4%), do Amazonas (36,7%) e do Amapá (37,7%). Com menor índice está o Distrito Federal, onde 21,4% das pessoas ocupadas trabalham por conta própria.

A proporção vem crescendo desde o ano passado no estado. No 2º trimestre de 2020, os trabalhadores por conta própria representavam 29,6% do total de pessoas ocupadas. Isso significa que, no período de um ano, mais 93 mil pessoas passaram a integrar o grupo, que atualmente totaliza 405 mil trabalhadores.

A pesquisa indica ainda que a maioria dessas pessoas atua na informalidade. Apenas 12,3% deles possuem registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), enquanto o restante, cerca de 87,7%, são trabalhadores informais.

Além dos trabalhadores por conta própria, que representam 33,6% do total de pessoas ocupadas do estado, há mais três categorias de ocupação: empregados, empregadores e trabalhadores familiares auxiliares. Dentre as pessoas com ocupação no Piauí, cerca de 57,7% delas são empregados, 5,6% são trabalhadores familiares auxiliares e 3,1% são empregadores – ou seja, trabalham explorando o seu próprio empreendimento e têm pelo menos um empregado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES