Uma história de superação para inspirar

Maria Socorro Martins foi diagnosticada com câncer de mama, mas o apoio da família e positividade a ajudaram a superar a doença.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cuidado vem de dentro. Ele surge quando você olha para si e pensa: “preciso me amar mais, me dar mais carinho e zelar por mim”. Muitas histórias de superação do câncer de mama são assim. Elas são contadas para inspirar e dar forças para quem precisa. Maria Socorro Martins é a personagem deste relato que pode motivar tantas pessoas a não desistirem quando o mundo parecer cair. 

O sorriso no rosto e a positividade são marcas registradas de Socorro. Quem a vê hoje em dia não imagina que ela se sentiu sem rumo, em 2016, quando descobriu um câncer na mama. A ida ao médico era apenas para um exame de rotina, mas um nódulo grande foi detectado. Apesar do tamanho, as chances de cura eram de 90% devido à descoberta precoce do tumor maligno. 

Nesse momento, como qualquer pessoa que se depara com a palavra câncer, Socorro se sentiu desnorteada e sem saber o que fazer. O apoio de amigos, familiares e, principalmente, das filhas foi fundamental. Sahamia, 30, e Larissa, 29, foram os maiores motivos para que a funcionária da Secretaria de Justiça de Teresina não deixasse a peteca cair. 

A filha mais velha teve um papel muito importante nessa história. Estudante de Medicina, Sahamia deu todo o aporte para que a mãe tivesse os tratamentos adequados e conseguisse superar a doença de um jeito menos doloroso. 

“Eu fiquei completamente sem rumo… Era como se o chão tivesse aberto debaixo dos meus pés e o mundo desmoronasse. Tive momentos em que eu me olhava no espelho e não me reconhecia depois de tudo que tinha acontecido. Foi muito ruim”, relata.

Após 10 dias de confirmação do resultado positivo para o câncer, Socorro começou a quimioterapia e sentiu na pele todos os efeitos indesejados da química no organismo. Antes da cirurgia, ela já tinha visto seus cabelos caírem, sentido o corpo mais fragilizado e a vontade de se isolar tomar conta. Depois do procedimento cirúrgico e de ter retirado o quadrante do seio onde estava localizado o nódulo, foi a vez de dar início à radioterapia por alguns meses.

Hoje, aos 51 anos, Socorro é uma paciente por tempo indeterminado. Ainda não recebeu alta da doença e os exames são feitos constantemente para evitar a reincidência do câncer. Mas o abalo abriu os olhos dela para viver a vida de outra maneira. Para quem tinha uma rotina de estresse, má alimentação, falta de exercícios físicos – apenas uma caminhada leve de vez em quando -, Socorro já se mostra exemplo em mais um aspecto: disposição.

A Bodytech Teresina se tornou a segunda casa da funcionária pública. É lá que ela chega dando exemplo de positividade e alegria. Em 2017, ainda tímida com o lenço na cabeça, Socorro entrou na academia por recomendação médica, pois era preciso se manter na ativa, buscar mais qualidade de vida e sair de casa para socializar. E foi assim que ela encontrou dois grandes prazeres e que não larga mais: as aulas de dança e a musculação.

Socorro entrará no quarto ano pós-câncer em fevereiro de 2020. Esses anos que passaram foram essenciais para que ela pudesse enxergar a vida de uma outra perspectiva. 

“Ou você vive e busca seu bem-estar para ter equilíbrio emocional e mental, ou você desmorona totalmente. Eu vivi isso tudo, mas hoje vejo como é possível encontrar forças onde a gente menos espera, e encontrei: nas minhas filhas, na fé que não me abandonou nunca e em mim também”, conta emocionada, reforçando sua vontade de incentivar muitas mulheres que pensam em desistir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES