Uma pessoa negra morre a cada 4h pela polícia em 8 estados, revela pesquisa

A subnotificação da informação racial dos mortos por intervenção policial chamou a atenção dos pesquisadores

Uma pessoa negra morre a cada 4h pela polícia em 8 estados, revela pesquisa | Tânia Rêgo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um relatório divulgado hoje (16) revela que, no ano passado, uma pessoa negra foi vítima de intervenção policial a cada quatro horas em oito estados brasileiros. O estudo, conduzido pela Rede de Observatórios, utiliza dados fornecidos pelas secretarias de segurança pública através da Lei de Acesso à Informação (LAI). 

Em 2022, o total de fatalidades decorrentes de ações policiais em oito estados brasileiros atingiu a marca de 4.219. Dentro desse número, 2.700 indivíduos foram categorizados como negros (pretos ou pardos) pelas autoridades policiais, representando 65,7% do total. Quando consideramos apenas os casos em que a cor/raça foi informada (3.171), a proporção de vítimas negras alcança 87,4%. 

Os dados provêm do estudo intitulado "Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro", conduzido pela Rede de Observatórios da Segurança, vinculada ao Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec). O estudo baseou-se em estatísticas fornecidas pelas polícias dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará.

Dos oito estados, apenas o Maranhão não informou a cor/raça de qualquer um dos mortos. Já nos estados do Ceará e Pará, há um grande número de mortos sem identificação de cor/raça: 69,7% e 66,2% do total, respectivamente.  As estatísticas indicam que a polícia da Bahia registrou o maior número de fatalidades no ano passado, totalizando 1.465 óbitos, dos quais 1.183 tiveram a cor/raça informada. 

Dentro desse grupo, 1.121 indivíduos eram negros, representando 94,8% daqueles com informações sobre cor/raça. Essa proporção é significativamente superior à participação da população negra no estado, que é de 80,8%, conforme apontado pela pesquisa com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aliás, isso ocorre em todos os sete estados que informaram a cor/raça de parte das vítimas. No Pará, por exemplo, 93,9% dos mortos com cor e raça identificadas eram negros, enquanto o percentual de negros na população é de 80,5%, conforme o estudo. Os demais estados apresentaram as seguintes proporções de mortes de negros entre aqueles com cor/raça informada e percentuais de negros na população: Pernambuco (89,7% e 65,1%, respectivamente), Rio de Janeiro (87% e 54,4%), Piauí (88,2% e 79,3%), Ceará (80,43% e 71,7%) e São Paulo (63,9% e 40,3%). 

Segundo o estudo, no Estado de São Paulo, observou-se uma redução significativa de 48,32% no número de mortes, passando de 867 vítimas em 2021 para 419 no ano passado. Dessas vítimas, 63,90% são identificadas como negras. Os pesquisadores atribuem essa queda expressiva a uma política de redução da letalidade, combinada ao uso de câmeras corporais pelas forças policiais. Na cidade de São Paulo, que representa 37,47% do total de casos, foram registradas 157 mortes, enquanto Santos ocupa o segundo lugar, com 16 vítimas.

VÍTIMAS JOVENS

Em Pernambuco, todos os 87 homicídios por intervenção policial registrados ocorreram em Recife no ano passado, e todos os indivíduos mortos na cidade eram negros. Um dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi a faixa etária das vítimas, com 67,03% delas no estado tendo entre 12 e 29 anos. No Piauí, mais da metade das mortes por ação policial ocorreram em Teresina, a capital. Das 39 mortes analisadas no estudo em todo o território piauiense, 22 delas (56,41%) aconteceram na cidade. No total das mortes, 88,24% eram negras.

(Com informações da Agência Brasil e Portal g1)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES