Uma semana após nomeação, chefe de órgão de comércio exterior renuncia

A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (9) pelo ministro das Relações Exteriores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma semana depois de ser nomeado como presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o gestor público Alecxandro Pinho Carreiro -- mais conhecido como Alex Carreiro -- renunciou ao cargo. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (9) pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, por meio do Twitter.

Araújo não esclareceu o motivo da saída de Carreiro, que é filiado ao PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O ministro disse ter levado a Bolsonaro o nome do diplomata Mario Vilalva, "com ampla experiência em promoção de exportações" para o comando da Apex, que é vinculada ao Itamaraty.

De acordo com o currículo disponível no site da agência, Carreiro é formado em comunicação social e trabalhou na Secretaria Nacional dos Portos. Ele também "trabalhou no segmento de consultoria estratégica, tanto no âmbito do Legislativo, quanto no Executivo, sendo responsável pelo desenvolvimento, análise e acompanhamento de estratégias para o setor produtivo nacional."

Vilalva, por sua vez, foi embaixador em países como Alemanha (2016-2018), Portugal (2010-2016) e Chile (2006-2010), e está no Itamaraty desde 1976, segundo informações disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores.

O diplomata também dirigiu o Departamento de Promoção Comercial do ministério, encarregado da promoção das exportações brasileiras e dos investimentos estrangeiros no Brasil, entre os anos de 2000 e 2006.

"Tanto no exterior quanto no Brasil, Mario Vilalva se especializou na chamada 'diplomacia econômica'. Difundiu o Brasil e suas oportunidades comerciais em todas as áreas geográficas do mundo, com particular ênfase na América Latina e na Europa", diz a biografia de Vilalva no site do Itamaraty.

Segundo descrição publicada no site da própria Apex, a agência "atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira”.

Ainda em dezembro, durante a transição de governo, a revista Piauí noticiou que a Apex foi assunto de disputa entre o chanceler Araújo e o ministro da Economia, Paulo Guedes. O orçamento previsto para a agência este ano é de R$ 795,6 milhões.

A agência foi integrada ao Itamaraty durante o governo de Michel Temer. Nos governos do PT, estava vinculada ao agora extinto ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES