Umidade continua caindo e agrava doenças crônicas em Teresina

Umidade continua caindo e agrava doenças crônicas em Teresina

Hospital | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o decorrer dos dias, a população passa a sentir intensamente as consequências da baixa umidade do ar, e a sensação de piora não é ilusória, realmente os índices continuam caindo e a situação se agrava drasticamente.

As orientações para os próximos meses passam pela cautela e uma série de medidas preventivas, afinal todo cuidado não é mero exagero, a saúde deve estar na linha de frente e manter o bem-estar é essencial para uma vida plena e sem contratempos.

Nesse sentido, um público afetado continuamente é o infantil, desse modo os pais ou responsáveis devem redobrar o zelo e a atenção, qualquer sinal pode ser observado e trabalhado com dedicação, principalmente naquelas que já possuem histórico de problemas respiratórios ou sofrem de alguma doença crônica.

O crescimento na procura por atendimento devido a complicações advindas do tempo seco e da umidade alarmante já é percebido nos centros de saúde piauienses e orientam para uma tendência predominante.

“A demanda é alta, destaco o setor de internação, principalmente com casos de problemas nas vias aéreas superiores, doenças crônicas, viroses respiratórias, sangramentos nasais e sinusites”, destaca o pediatra e chefe da UTI do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), Carlos Flávio.

O médico ainda destaca a elevada incidência de crianças com alergia e alerta para a piora que o período traz. “No Brasil, entre 20% a 25% têm esse problema, sendo que com o tempo seco elas sofrem bastante”, impõe.

A dona de casa Taiane Maria sente na pele as dificuldades impostas nesse período, mãe de Ítalo Costa, de 4 anos de idade, ela se cerca de ações para amenizar os efeitos negativos.

“Não tem quem aguente, ele reclama o tempo todo da quentura. Nessa idade, e já começa a apresentar dificuldades na respiração, cansaço, é terrível”, conta.

Desse modo, Flávio prioriza algumas recomendações. “Os pais têm que aumentar a oferta de líquidos e higienizar constantemente as vias aéreas.

Outro fato é que muitas crianças com doenças crônicas deveriam tomar o remédio do modo como foi prescrito pelo profissional, contudo, após uns dias há um certo relaxamento dos responsáveis, e aí, depois de um tempo, o nariz passa a escorrer, em seguida aparece uma febre altíssima e o problema é agravado”, detalha.

Meteorologia faz alerta

A queda nos índices da umidade relativa do ar continuará com força; o pior ainda está por vir. "Ela já está chegando a valores abaixo de 20%, principalmente nas cidades do Sul do Estado, porém, a tendência para os próximos meses é que fique muito menor, pode chegar até 13%.

Vamos entrar no período em que a massa de ar seco predomina", detalha a meteorologista Sônia Feitosa. Especialista na área em todo o Piauí, ela ainda realiza um paralelo com 2013. "Com relação ao ano passado, a média está mais baixa", afirma.

A temperatura também chama a atenção da profissional em seus estudos. "Está muito elevada, girando em torno de 38 graus, sendo que o mês mais quente ainda não chegou, que é outubro", diz. A situação só é um pouco melhor no extremo Norte piauiense, abrangendo as cidades litorâneas.

"O interessante em se observar é que até 16h30 a umidade está baixa, mas depois começa a subir e durante a noite atinge 50%, voltando a cair novamente à medida que as nuvens desaparecem", explica.

Desse modo, a expectativa é que esses índices passem a melhorar apenas daqui a sessenta dias. "Só volta a subir com o início das chuvas, a partir do dia 15 de outubro devem aparecer algumas frentes frias", conta.

Por fim, o pediatra Carlos Flávio alerta para práticas corriqueiras e que devem ser evitadas nesse cenário negativo. "Certos pacientes chegam na UTI, pois não recebem o tratamento eficaz, devido a não ter um sistema de melhor qualidade.

Temos que fazer nossa parte e evitar que cheguem a esse ponto; é quase impossível deixar de utilizar o ar-condicionado nesse período e ele ajuda a baixar a umidade, porém o uso do umidificador deve ser difundido, ele seria como um 'fiel da balança'", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES