Umidade pode cair a 13% nos próximos dias

Umidade pode cair a 13% nos próximos dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os próximos meses prometem ser de sofrimento quando a questão é a umidade relativa do ar. Com índices cada vez mais baixos, girando atualmente em torno de 25% e 35%, os meteorologistas já realizam previsões nada agradáveis.

A tendência é de queda e deve continuar assim até o final do ano; desse modo alguns cuidados são essenciais para evitar que as consequências do período conhecido como B-R-O-BRÓ sejam ainda piores.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, a umidade está variando e a tendência não é positiva. “A situação ficará mais crítica em outubro e novembro”, conta.

A profissional destaca que no ano passado o índice chegou a 13%. “Isso pode se repetir em 2014”, afirma. Esse número é considerado alarmante e impõe diversos alertas. “Aumenta os problemas respiratórios, além dos riscos de queimadas, principalmente na zona rural, pois facilita a combustão”, explica.

Responsável pela área na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), Feitosa elenca os graus a serem constatados. “Quando a umidade está em 30% já exige uma observação, em 20% condiz como um alerta, abaixo de 12% é um alerta extremo, pois quando chega nesse patamar a umidade funciona como uma espécie de combustível”, diz. A meteorologista, porém, detalha que não é necessário ficar em pânico.

“Estão baixos, mas pelo menos no Piauí os índices não ficam assim por muito tempo, atingem esse grau entre 15h e 17h30, onde a temperatura está mais elevada. Não é o dia todo”, conclui.

A medida que tal quadro se desenha, quem já sofre com problemas respiratórios sofre na pele. Este é o caso da adolescente Ana Clara, de 14 anos, com asma, ela começa a sentir o agravamento dos sintomas decorrente da baixa umidade. “Sinto muito cansaço, falta de ar.

Nesta época piora bastante, a crise ataca”, destaca. A mãe da estudante relata que é uma dificuldade controlar a doença e torce para que o período acabe logo.

“Foi o jeito comprar um aparelho de inalação, pois ela tem muitas dificuldades de respirar. Chegou a tomar 14 injeções durante duas semanas em uma das pioras”, explica a doméstica Elisângela Silva.

Nesse sentido, os piauienses que desejam amenizar os efeitos dos índices baixos de umidade podem montar alguns truques caseiros. “Para um conforto maior é importante colocar um vasilhame com água dentro de casa, ou uma toalha molhada, principalmente nas residências com ar-condicionado. Alivia, mas não resolve o problema”, finaliza Sônia Feitosa.

Queimadas aumentam e bombeiros não conseguem atender toda a demanda

As queimadas em Teresina aumentam substancialmente e tais ocorrências oferecem uma demanda substancial ao Corpo de Bombeiros, que não consegue atender todos os chamados.

Atualmente, são cerca de 30 por dia. Com o efetivo reduzido, a situação é preocupante, tendo em vista que a temperatura aumenta e, consequentemente, o foco desses problemas também cresce.

Desse modo, a única solução plausível condiz com a realização de questionários, no intuito de identificar os casos mais graves, assim a atenção da população deve ser redobrada nesse período de baixa umidade. Afinal, as queimadas costumam causar grandes estragos no meio ambiente, além de oferecerem riscos à população.

Nesse sentido, a orientação é que os teresinenses tenham cuidado e não promovam focos, possibilitando que as ocorrências diminuam e graves situações sejam evitadas.

"É importante também que se alguém vir um vizinho colocando fogo em algum terreno peça para ele parar, ou tire fotos e acione as autoridades responsáveis para que as providências cabíveis sejam tomadas", inclui a major do Corpo de Bombeiros Najra Nunes.

Ainda nesse detalhamento um hábito comum de muitos moradores deve ser combatido. "Limpar um terreno através de queimada não é o correto. Orientamos para que os teresinenses pensem em nossa orientação e não imponham esse risco", explica.

O aumento da temperatura e a baixa umidade ajudam a propagar os focos, causando estragos na vegetação. "Esses índices influenciam, é preciso ter consciência e não colocar fogo em entulho, por exemplo, precisamos estar atentos, ainda mais nesta época", limita Nunes.

Com o período mais quente do ano se aproximando, o denominado, B-R-O-BRÓ, a previsão é de piora nos índices, portanto a ajuda da comunidade torna-se indispensável. "A maioria dos casos é iniciada pela ação do homem, portanto, contamos com essa colaboração", diz a major.

Atualmente, a corporação conta com quatro carros, contudo o efetivo não é o suficiente para ocupá-los. Nesse ponto aparece um dos grandes empecilhos e a triagem é preciso ser feita detalhadamente.

Assim, muitas solicitações se perdem pelo caminho e nem sequer são respondidas. "O atendente avalia cada situação", explica Nunes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES