SEÇÕES

UnB e MEC dobram número de vagas e aprovam mais dois novos câmpus

O plano de expansão da UnB começou com a construção do câmpus de Planaltina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade de Bras?lia (UnB) vai crescer. E muito. A institui??o assina hoje um contrato com o Minist?rio da Educa??o de R$ 91,2 milh?es para custear um ambicioso projeto de expans?o. A expectativa da UnB ? duplicar o n?mero de vagas oferecido atualmente. Em quatro anos, a institui??o pretende oferecer at? 3 mil vagas a mais no c?mpus do Plano Piloto. A institui??o criar? dois novos c?mpus, em Ceil?ndia e no Gama, e ampliar? a unidade de Planaltina. Os tr?s receber?o, por semestre, 240 novos alunos cada um. No total, ser?o respons?veis por 1.440 novos universit?rios a cada ano.

Todas as 53 universidades federais do pa?s receber?o recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestrutura??o e Expans?o das Universidades Federais (Reuni), do MEC. A solenidade de assinatura dos contratos acontecer? no Pal?cio do Planalto, ?s 15h. Ao todo, o minist?rio vai repassar R$ 2 bilh?es para as institui?es. A verba dever? ser destinada ? constru??o de novos pr?dios e aquisi??o de equipamentos.

O plano de expans?o da UnB come?ou com a constru??o do c?mpus de Planaltina, inaugurado em 2006. As instala?es e o n?mero de cursos da unidade ser?o ampliados a partir do semestre que vem. As duas novas gradua?es ser?o engenharia agroindustrial e gest?o ambiental. Pela demanda da regi?o, os cursos de Planaltina contemplam ?reas agr?colas e administrativas. O pr?ximo passo da UnB ser? a cria??o de dois c?mpus novos: em Ceil?ndia e no Gama. O in?cio das aulas nas duas cidades est? previsto para o pr?ximo semestre.

No Gama, a universidade criar? um centro de excel?ncia em tecnologia. Ser?o abertas 240 vagas, a cada semestre, em cinco cursos de gradua??o na ?rea de tecnologia (confira quadro). ?Queremos transformar o c?mpus em um p?lo de pesquisas nessa ?rea, porque h? uma car?ncia local e no pa?s de profissionais capacitados em tecnologia. S?o ?reas bastante promissoras, mas isso n?o impede a cria??o de outros cursos por l?, afirma o decano de gradua??o da UnB, Murilo de Camargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos